Como se inscrever no Sisu




Inscrição Sisu: é muito importante que você acompanhe as datas oficiais divulgadas pelo MEC (Ministério da Educação) para o período de inscrições do Sisu (Sistema de Seleção Unificada) para o processo seletivo. Os registros devem ser feitos exclusivamente via internet, e o prazo de inscrição se encerra sempre às 23h59min da data fixada no edital, seguindo o horário oficial de Brasília/DF.

Podem se inscrever os estudantes que participaram do último Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e não tiraram zero na redação. Ao todo, serão perto de 56.ooo vagas em 65 instituições públicas de ensino superior espalhadas por todo o país. Em 2016, por exemplo, a oferta foi 1,5% maior do que aquilo que foi oferecido (55,6 mil) na mesma época do ano passado.

Como se inscrever no Sisu?

Para fazer inscrição no Sisu é preciso, antes de mais nada, ficar atento às regras e, principalmente, ao cumprimento do prazo. No primeiro passo, portanto, o candidato deve acessar a página do Sistema no portal do MEC, disponível no endereço http://sisu.mec.gov.br/.

imagem-enem-redação-resultado-sisu-prouni

As primeiras informações necessárias para efetuação do cadastro são: número de inscrição e senha do Enem. No próprio site existe um link de apoio àqueles que esqueceram qualquer um dos dois dados.

Após o acesso, é essencial que o estudante confirme suas informações cadastradas no sistema, pois será a partir delas que a organização entrará em contato durante todas as vezes que julgar necessário. Desta forma, é indispensável que o endereço de e-mail e número de telefone sejam pessoais e válidos.

Quando abrir a tela de inscrição do Sisu, o participante terá a chance de escolher até duas opções de curso diferentes, por ordem de preferência. Em cada uma, é necessário seguir 3 passos básicos até concluir a inscrição:

  1. Pesquisa de vagas Sisu: a pesquisa pode ser feita por município, nome da instituição ou nome do curso. Na medida em que a busca é concluída, podem ser conhecidos os detalhes do curso: quantidade de vagas e modalidades disponíveis (ampla concorrência e políticas de ações afirmativas). Para continuar, basta clicar na opção “Escolher este curso”;
  2. Modalidade de concorrência Sisu: neste passo, o candidato deve analisar as modalidades de concorrência disponíveis para o curso escolhido, indicando qual a preferência. Além da ampla concorrência, também existem políticas de ações afirmativas das próprias instituições e a Lei de cotas, que reserva vagas a alunos oriundos de escolas do sistema público de ensino;
  3. Confirmação de inscrição Sisu: por fim, é necessário confirmar as escolhas antes de terminar a inscrição. Nesta última etapa, o estudante precisa ver a documentação que será exigida pela instituição de ensino no momento de matrícula no Sisu. Para concluir, basta clicar em “Confirmar minha inscrição”.

Para conferir a inscrição que concluiu, basta acessar a tela “Minha inscrição”. É válido ressaltar que, durante todo o período de inscrições, o candidato pode alterar as opções de curso quantas vezes achar necessário. Para isto, basta repetir todos os passos descritos acima. Em todas as alterações, apenas a última será considerada válida.

Acompanhamento de inscrição e resultado do Sisu segundo semestre

O acompanhamento de inscrição é feito no mesmo site, mediante informação dos mesmos dados iniciais. O sistema será atualizado a partir da meia noite e disponibilizará a classificação parcial dos candidatos. Assim, caberá a cada um dos inscritos avaliar suas próprias chances e ver a necessidade ou não de mudança de curso, modalidade de concorrência e/ou instituição.

O resultado do Sisu será divulgado em data prevista no edital, numa segunda-feira, em chamada regular única. Quem não for selecionado poderá participar da lista de espera. A matrícula dos selecionados na chamada regular deverá ser efetuada de acordo com as exigências das instituições de ensino.

Podem participar da lista de espera do Sisu aqueles estudantes que não foram selecionados na primeira chamada para o curso de primeira opção, bem como aqueles selecionados apenas no curso de segunda opção. A lista é restrita à primeira opção de curso. A convocação dos selecionados neste caso será realizada pelas próprias instituições.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*