Exercício de interpretação para o 6º ano do EF II

Esta é uma atividade que pode ser proposta para alunos do sexto ano que estão bem desenvolvidos no que se refere à interpretação de textos. Apesar da facilidade, é interessante que o aluno seja preparado para fazer atividades assim sobretudo se você, professor, usa um gabarito para que ele preencha. Muitos apresentam uma dificuldade enorme para preencher justamente porque se perdem.

Vamos ao exercício de interpretação para o 6º ano do Ensino Fundamental II

Apagão em escala planetária festejará o brilho das estrelas

Pouca gente ouviu falar de poluição luminosa, mas tal coisa existe e é um pesadelo na vida de astrônomo, pois rouba a beleza do céu estrelado. Não foram os astros que perderam o frescor, a humanidade é que iluminou intensamente a Terra e ofuscou a noite. A poluição luminosa é causada pelo excesso de iluminação urbana. (…) Para chamar a atenção para o problema, astrônomos de diversos países começaram a organizar algo como o dia mundial do céu escuro. A idéia é que as luzes das cidades fossem apagadas por alguns instantes. Isso em 18 de abril de 2005, quando seriam lembrados os 50 anos da morte de Albert Einstein.
(Revista O Globo, Rio de Janeiro, 3/10/2004)

1 – Da leitura do texto, pode-se entender que a poluição luminosa é provocada
a) pelo brilho intenso das estrelas.
b) pela perda do frescor dos astros.
c) pela pouca iluminação de algumas cidades.
d) pelo excesso de iluminação urbana.
e) pelo brilho lunar.

2 – De acordo com o texto, o excesso de iluminação é uma preocupação para os astrônomos porque
a) dificulta a iluminação urbana.
b) ilumina excessivamente a cidade.
c) impede a plena observação das estrelas.
d) torna a noite ainda mais escura.
e) as pessoas se incomodam com tanta luz.

3 – A questão central tratada no texto é a
a) economia de energia.
b) beleza das estrelas.
c) pesquisa dos astros.
d) poluição luminosa.
e) A falta de luz.

4 – A finalidade desse texto é
a) informar a preocupação dos astrônomos.
b) denunciar os perigos de um apagão.
c) alertar sobre o consumo de energia.
d) valorizar o excesso de iluminação urbana.
e) mostrar a preocupação das pessoas referente a luz.

5 – Assinale a frase em que os advérbios expressam ideias de tempo e negação:
a) Falei calmamente com os embaixadores.
b) Não me pergunte as razões da minha atitude.
c) Eles sempre chegam atrasados.
d) Hoje acreditei em você, mas não acreditarei mais!
e) Agora seremos felizes para sempre.

Gabarito dos exercícios de interpretação de texto para sexto ano

1 – D / 2 – C / 3 – D / 4 – A / 5 – D

Um comentário

  1. ROSICLER RODRIGUES

    GOSTEI MUITO, MUITO ÚTIL!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*