Exercícios sobre Gênero Publicitário

No artigo de hoje volto ao tema Gêneros Textuais. Cada vez mais é importante reconhecê-los, pois as provas como o vestibular ou o Enem exploram muitos os diferentes tipos de textos do nosso cotidiano. As tirinhas são muito exploradas, os textos literários também. Mas um texto é recorrente nessas provas: textos publicitários. Seja pela facilidade de reconhecê-los ou pelos recursos linguísticos usados, é um texto sempre presente nas minhas aulas de Português e, agora, aqui no Mais Educativo em seis exercícios de interpretação com gabarito.

Exercícios com gabarito sobre o gênero publicitário

>> Apresentamos a seguir dois exemplos de uma mesma campanha publicitária que servirão de base para a sua análise.

texto-publicitario

31 ° Anuário do Clube de Criação de São Paulo. São Paulo: Clube de Criação de São Paulo, 2007. Disponível em: < http://www.ccsp.com.br/anuarios/pop_pecas.php?id = 3269 >. Acesso em: 30 ago. 2008.

1.   Essas peças publicitárias apresentam imagens semelhantes. O que as duas fotos têm em comum?


2.   A cada uma das fotos está associada uma manchete. Do que elas tratam? Explique.

3.   Os textos publicitários estabelecem uma relação entre a foto estampada e o acontecimento noticiado pela manchete. Que efeito de sentido se pretende produzir ao apresentar as personagens que aparecem nas fotos com a boca coberta pela fita que amarra os jornais?

4.   Considerando que se trata de uma campanha da Associação nacional de Jornais, é possível concluir o que esses textos pretendem tematizar por meio da estratégia utilizada. Que questão, relacionada ao papel do jornalismo, é tratada nesses textos?

5.   O objetivo persuasivo dos textos é levar os leitores a agirem de uma determinada maneira.
►  Em que passagem dos textos esse objetivo é sugerido?
►  A que conclusão essa passagem pretende levar o leitor?

6.   Os textos publicitários poderiam ter sido criados apenas destacando a importância da garantia da liberdade de imprensa. Explique por que essa estratégia seria menos eficiente do que a que foi utilizada nos textos apresentados.

Gabarito dos exercícios sobre Gênero Publicitário

1.    As duas fotos mostram jornais diários, amarrados em fardos, provavelmente preparados para serem distribuídos. em destaque, no “topo” de cada fardo, aparece uma das páginas do jornal em que se lê a manchete de uma notícia sobre um acontecimento nacional ou mundial. Cada uma dessas notícias é acompanhada de uma foto em que aparece o rosto de uma personagem associada ao fato noticiado. A boca dessa personagem está coberta pela fita que amarra os jornais.

2.    As manchetes apresentadas referem-se a fatos nacionais e mundiais. na primeira peça publicitária, a manchete trata de um protesto contra o presidente americano George Bush, em Nova Iorque, que contou com a presença de 200 mil manifestantes. A segunda faz referência ao número de pessoas que saíram às ruas na África do sul durante uma conferência contra o racismo.

3.    O efeito de sentido que se pretende produzir com essa imagem é o de que as personagens que aparecem nas fotos estão sendo “caladas”, isto é, impedidas de expressarem livremente suas opiniões e/ou defenderem um determinado ponto de vista sobre o fato noticiado.

4.   A questão da liberdade de imprensa, isto é, a liberdade de os meios de comunicação, em especial a imprensa escrita, poderem noticiar os acontecimentos (muitas vezes incômodos) relacionados ao cenário nacional ou mundial sem que haja qualquer tipo de censura.

5.   ► no texto que aparece no lado direito inferior em cada uma das peças publicitárias: “Calar
a imprensa é calar a história.”
► o leitor deve concluir que a liberdade de imprensa é um direito que deve ser garantido, pois permite que os fatos que constroem a história das nações sejam conhecidos pelo público.

6.   A estratégia utilizada procura demonstrar, de forma contundente, o caráter nocivo da censura da imprensa. A imagem das personagens destacadas nas fotos sendo “silenciadas” explicita a denúncia sobre os perigos da falta de liberdade de imprensa. A mera informação de que os jornais não deveriam ser censurados não teria, para os leitores, o mesmo apelo que o conjunto criado no texto: a importância dos fatos noticiados e a “mordaça” da censura que “calaria” a imprensa e, por consequência, a história.