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Exercícios sobre textos literários

Esta é uma sequência de exercícios de interpretação de textos, texto literário e não-literário, versificação e outros aspectos que podem ser tema não só das provas do Ensino Médio como do próprio Enem. Diferente do que faço geralmente aqui no site, resolvi colocar a resposta das questões logo abaixo da pergunta. Isso talvez deixe descontentes os que gostariam de resolver primeiro para depois conferir. Como são questões dissertativas, basta conter a tentação de olhar a resposta. Combinado?

Leia o texto e responda às questões de 1 a 5.

Eu coberto de pele coberta de pano coberto de ar e debaixo de meu pé cimento e debaixo do cimento terra e sob a terra petróleo correndo e o lento apagamento do sol por cima de tudo e depois do sol outras estrelas se apagando mais rapidamente que a chegada de sua luz até aqui.

Arnaldo Antunes. As coisas. São Paulo: Iluminuras, 1993. p. 45.

Arnaldo Antunes – Conhecido poeta e músico, nascido em São Paulo, Arnaldo Antunes fez parte da banda de rock Titãs e gravou vários discos individuais. Como poeta tem realizado experiências de vanguarda que incluem a poesia visual e digital, utilizando recursos de informática, som, imagens e movimento.

1. Você conhece muitos poemas e talvez até saiba alguns de cor. Que diferenças mais nítidas você percebe entre eles e o texto de Arnaldo Antunes?

Resposta: O texto foi escrito em um único bloco, sem divisão de versos e estrofes. Estrutura-se em um único período, que se desenvolve sem qualquer-sinal de pontuação, da maiúscula inicial até o ponto final.

2. O poema é composto de um único parágrafo, mas podemos identificar três segmentos, correspondentes aos conjuntos de camadas que envolvem o eu no universo.

a) Divida o texto e indique as palavras iniciais e finais dos três segmentos. Explique sucintamente cada conjunto de camadas.

Resposta: Primeiro segmento: “Eu… ar”; segundo segmento: “e debaixo… correndo”; terceiro segmento: “e o lento…aqui”. O primeiro segmento corresponde às camadas que envolvem o corpo (pele, roupas, ar); o segundo, às camadas que estão abaixo do corpo, na Terra; o terceiro, às que estão acima, no Universo.

b) A sucessão das camadas que envolvem o eu é marcada pela repetição de palavras e pelo uso de preposições. Identifique essas ocorrências em cada segmento do texto.

Resposta: Primeiro segmento: coberto de (3 vezes); segundo segmento: preposições.: debaixo de (2 vezes) e sob (1 vez); terceiro segmento: preposições: por cima de e depois de.

c) Que conjunção foi utilizada de forma repetitiva pelo poeta? Como ela se classifica?

Resposta: A conjunção coordenativa aditiva e.

d) Que sentido a repetição enfática dessa conjunção atribui ao poema?

Resposta: A repetição enfatiza a sucessão ou o acréscimo de camadas que envolvem o eu lírico.

3. O pronome eu é a palavra central do texto.

a) Interprete e explique como o eu lírico se vê em relação ao mundo.

Resposta possível: O eu lírico se vê como o centro do mundo envolvido, por baixo e por cima, pelo mundo, como se este se dispusesse em torno dele, em camadas cada vez mais distantes, desde a sua pele até as estrelas mais longínquas.

b) A palavra eu é a primeira do poema. Que outra palavra retoma o significado desse pronome? Que interpretação se pode dar à localização do pronome e dessa palavra no texto?

Resposta: A palavra é o advérbio aqui. Interpretação possível: O poema se inicia com o eu e se encerra com o aqui. Ao mesmo tempo que o eu encerrado no mundo, cercado por infinitas camadas, ele também encerra o mundo e é o centro para o qual tudo converge, até a luz das estrelas mais distantes.

4. A expressão das emoções na poesia lírica não é necessariamente direta e explícita. Que sentimentos do eu lírico em relação ao seu “ser/estar no mundo” podemos interpretar
em nossa leitura?

Resposta possível: Podemos interpretar o sentimento de solidão e as sensações de encerramento e de pequenez. Até a luz do sol e das estrelas se apaga, impedida de transpor tantas camadas que envolvem o eu lírico.

5.  Faça o que se pede.

Experimente copiar o texto, dividindo-o em versos. Faça a divisão que você achar mais expressiva

Divisão possível: Eu / coberto de pele / coberta de pano / coberto de ar / e debaixo de meu pé cimento / e debaixo do cimento terra/e sob aterra petróleo correndo/e o lento apagamento do sol por cima de tudo/e depois do sol outras estrelas se apagando / mais rapidamente que a chegada de sua luz / até aqui.

6. Observe o resultado. O que você considera que mudou, no que se refere aos efeitos
pretendidos pelo autor?

Resposta possível: O poema perde parte do impacto sobre o leitor. O+ volume compacto do texto original se desfez e, com ele, parte da sensação de um sujeito encerrado sob as camadas sucessivas e ininterruptas do mundo.

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