Fies – Inscrições, resultado e aditamento de contrato

Processo seletivo Fies 2016 2º semestre. As inscrições para o processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil – Fies para o segundo semestre de 2016 começam em breve. Esta é mais uma iniciativa do Ministério da Educação – MEC, que visa à permanência de estudantes matriculados em instituições particulares de ensino superior. O objetivo do Fies é conceder crédito para que estes estudantes quitem o valor das mensalidades de seus respectivos cursos, com vantagens para quitar o crédito, como por exemplo a baixa taxa de juros do financiamento.

Agora para ter direito a contratar o financiamento estudantil do Fies 2016 no segundo semestre, é necessário que o estudante realize inscrição para participar do processo seletivo, as datas do período de inscrições ainda não foram divulgadas pelo MEC.

 

Passo a passo para se inscrever no Fies 2016

O Financiamento Estudantil pode ser usado em conjunto com o ProUni (Programa Universidade para Todos) apenas para completar o valor das mensalidades dos estudantes que utilizam a bolsa de estudos parcial do ProUni em um único curso e IES. Quem utiliza os dois benefícios em cursos e IES diferentes deve optar por qual continuará usufruindo.

Para participar se inscrever no processo seletivo do Fies 2016 o estudante deve realizar os seguintes procedimentos:

  1. Passo. Realizar o cadastro no Sistema Informatizado do Fies (SisFies) acessando o endereço eletrônico http://fiesseleca.mec.gov.br e informar o seu número de CPF, data de nascimento e cadastrar uma senha de acesso
  2. Passo. Agora cadastrado no SisFies o estudante deve novamente acessar o sistema e fornecer dados dos membros de seu grupo familiar.
  3. Passo. O último passo é a escolha do curso para o qual deseja financiamento do Fies 2016.

fies-post-imagem

Processo seletivo Fies 2016 2º Semestre

Apenas estão aptos a realizar os procedimentos de inscrição do Fies 2016 edição do segundo semestre os estudantes cuja renda familiar mensal bruta seja de no máximo 2,5 salários mínimos por pessoa, e tenham realizado as provas do Enem a partir de 2010 e conseguido nota igual ou superior a 450 pontos nas provas de conhecimentos e que não tenham zerado a prova de redação do Exame.

Professores da rede pública de ensino que desejam contratar o financiamento do Fies 2016 para custear as mensalidades de cursos voltados para sua área de atuação não necessitam comprovar renda familiar ou ter participado do Enem.

A participação no Enem também é dispensada para os candidatos que concluíram o ensino médio antes de 2010.

 

Seleção dos estudantes aptos a um pré- contrato do Fies 2016

A seleção dos candidatos aptos a um pré-contrato do Fies 2016 é realizada com base nas notas do Enem. Os estudantes com as maiores notas dentro dos cursos oferecidos serão selecionados para um pré-contrato. Serão observados também os seguintes critérios para seleção:

  • Estudantes que ainda não concluíram o ensino superior,
  • Estudantes que já concluíram o ensino superior e desejam realizar um novo curso.

Os estudantes que não forem selecionados terão a opção de participar da Lista de Espera do Fies 2016, onde serão disponibilizadas vagas para contrato de financiamento não preenchidas.

 

Contratação do Fies 2016

Os estudantes pré-selecionados para contratar o Fies 2016 devem procurar na própria instituição que estudam ou pretendem estudar a CPSA – Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento para validar todas as informações que apresentou quando da inscrição do Fies 2016.

A CPSA irá emitir após a validação das informações o DRI – Documento de Regularidade de Inscrição, e de posse deste documento o estudante deverá comparecer a um dos agentes financeiros parceiros do Fies, que são o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal para contratar o financiamento estudantil.

Fies – Inscrições, resultado e aditamento de contrato
Rate this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*