Exercícios, resumos e mapas mentais de Gramática

Se apresentarmos a fala de um adolescente a diferentes ouvintes ou leitores, muitos deles poderão afirmar que este não sabe gramática (talvez você também pense assim...). Alguns poderão dizer: "Ele não sabe português." ou "Ele não sabe falar." ou ainda "Ele fala errado.". Outros talvez façam um julgamento preconceituoso sobre a fala da pessoa, dizendo: "Ele fala feio.". Afirmações desse tipo são o resultado de uma confusão que normalmente ocorre entre língua, gramática e gramática normativa.

Um adolescente, na realidade, sabe - e muito bem - falar português, tanto é que ele se comunica com seus pais e com os amigos à sua volta. E que língua ele usa para se comunicar? A língua portuguesa, é claro. Como todo falante de um idioma, um adolescente explicou o que quer empregando uma forma de falar que ele está acostumado a usar em seu dia a dia.

E quanto à gramática? Um adolescente normal não sabe gramática? Veja um exemplo comum entre os jovens:

"- [...] esses caras não é bom da bola."

É claro que um adolescente que fala assim, usando essas mesmas palavras, poderia ter escolhido outras maneiras de falar. Assim, por exemplo:

•   Não é bom da bola esses caras.
•   Da bola, esses caras não é bom.
•   Esses caras, da bola não é bom.

Mas, com certeza, ele não usaria as palavras numa ordem como esta:

Esses não bola, da bom é caras.

E por que um adolescente jamais falaria assim? Ele não ordenaria as palavras dessa maneira porque, como falante do idioma, aprendeu, na prática, que sequências como essa não são válidas; não respeitam o sistema de regras de funcionamento da língua.

E esse sistema de funcionamento que recebe o nome de gramática da língua. Todos os usuários de um idioma assimilam, internalizam a gramática de sua língua pela prática, como falantes e ouvintes cotidianos.

Abaixo você verá alguns dos muitos artigos aqui no maiseducativo.com.br a respeito da Gramática da Língua Portuguesa. São resumos, exercícios e mapas mentais sobre o tema dado.

Artigos sobre Gramática no Enem e Vestibular

Curso online PORTUGUÊS PRA PASSAR

  • 8 módulos com todo conteúdo que você precisa para o Enem.
  • Propostas de redação originais para se preparar rumo à nota 1000.
  • Gramática descomplicada com exercícios já com gabarito.
  • Mapas mentais para revisar toda a matéria do vestibular e Enem.

Veja o que nossos clientes e amigos dizem do curso.

Estou realmente feliz com meus resultados. Em 15 dias de curso conseguir aumentar minha nota de 600 para 950 pontos com as dicas e mapas mentais. Desperdiçava muito tempo tentando repetir as fórmulas dos cursinhos. Agora aprendi mesmo a fazer uma dissertação.

Emília Ferreira
Emília Ferreira Porto Alegre - RS

Como professor de redação em cursinhos, sei que às vezes passamos muito rápido pelos conteúdos. No Curso Português Pra Passar o aluno aprende no seu ritmo e pode voltar às aulas sempre que precisar. Além disso, o suporte e a comunidade são excelentes.

José Carlos
José Carlos São José dos Campos - SP
arrow
ACESSO IMEDIATO!