Interpretar textos – Comércio virtual

Nesta série de exercícios vamos pensar na interpretação como um exercício de vocabulário. Nos últimos artigos temos visto que entender e dominar um vocabulário facilita bastante na hora de entender e responder as perguntas. Aqui trabalharemos com um gênero textual diferente. Os textos motivadores dos artigos anteriores eram, de alguma forma, literários. este é uma reportagem e podemos perceber isso pelas características do gênero textual e o veículo em que o texto foi veiculado. Caso queira ver outras atividades semelhantes a essa, veja na barra lateral algumas sugestões.

Lista de exercícios com gabarito

Você se lembra da Casas da Banha? Pois é, uma pesquisa mostra que mais de 60% dos cariocas ainda se recordam daquela que foi uma das maiores redes de supermercados do país, com 224 lojas e 20.000 funcionários, desaparecida no início dos anos 90. Por isso, seus antigos donos, a família Velloso, decidiram ressuscitá-la. Desta vez, porém, apenas virtualmente. Os Velloso fizeram um acordo com a GW. Commerce, de Belo Horizonte, empresa que desenvolve programas para supermercados virtuais. Em troca de uma remuneração sobre o faturamento, A GW gerenciará as vendas para a família Velloso. A família cuidará apenas das 10 compras e das entregas.

(José Maria Furtado, na Exame, dez./99)

1) Segundo o texto, a família Velloso resolveu ressuscitar as Casas da Banha porque:

a) a rede teve 224 lojas e 20.000 funcionários.

b) a rede foi desativada no início dos anos 90.

c) uma empresa do ramo de programas para supermercados propôs um acordo vantajoso, em que a rede só entraria com as compras e as entregas.

d) mais da metade dos cariocas não esqueceram as Casas da Banha.

e) a rede funcionará apenas virtualmente.

2) A palavra ou expressão que justifica a resposta ao item anterior é:

a) Você

b) desaparecida

c) Por isso

d) Desta vez

e) acordo

3) “Desta vez, porém, apenas virtualmente.”

Com a passagem destacada acima, entende-se que as Casas da Banha:

a) funcionarão virtualmente, ou seja, sem fins lucrativos.

b) não venderão produtos de supermercado.

c) estão associando-se a uma empresa de informática.

d) estão mudando de ramo.

e) não venderão mais seus produtos em lojas.

4) O pronome “Ia” não pode ser, semanticamente, associado a:

a) Casas da Banha

b) pesquisa

c) daquela

d) uma

e) desaparecida

Gabarito dos exercícios

1) Letra d

A oração começada pela conjunção por isso é conclusiva e expressa uma consequência em relação ao fato de mais de 60% dos cariocas ainda se recordarem das Casas da Banha. Daí a resposta ser a letra d. Não poderia ser a letra c, como possa parecer, porque o texto não fala de nenhum acordo proposto à família Velloso, apenas cita o acordo.

2) Letra c

A resposta ao item anterior se ajusta a esta questão. A chave da compreensão é a palavra por isso.

3) Letra e

Funcionamento virtual não quer dizer sem fins lucrativos, o que invalida a letra a. A letra b poderia ser a resposta se a preposição utilizada fosse em, e não de: não venderão em supermercado, o que poderia sugerir a venda virtual. As opções c e d são facilmente descartadas; o que o trecho afirma é que as vendas serão feitas apenas (veja a importância da palavra) virtualmente, isto é, pelo computador, e não em lojas, como antigamente.

4) Letra b

Trata-se de uma questão de coesão textual, ou seja, as devidas ligações que existem entre as palavras ou expressões de um texto. Na palavra ressuscitá-la, o pronome la é objeto direto, a coisa ressuscitada, isto é, as Casas da Banha.Daquela, uma e desaparecida referem-se também às Casas da Banha. Então, semanticamente, estão ligadas ao pronome la. Isso não ocorre com a palavra pesquisa.

4 comentários

  1. Show. A maioria dos sites coloca o gabarito apenas com as letras. O legal dos seus exercícios é que tem o comentário explicando as respostas. Na sala de aula os professores dão apenas as alternativas certas e nunca explicam porque as outras estão erradas.

    • Prof Rogério Souza

      Gosto demais, Victor, de exercícios com gabarito assim. Tanto é verdade que passei a fazer os meus assim. Legal também é levar para sala de aula assim porque os alunos entendem melhor como você mesmo disse.

  2. Carlos Mateus

    Gosto demais de exercícios sobre coesão textual porque elas são muito importantes para mim que quero fazer uma redação nota 1000 no Enem.

    Muito obrigado pelas dicas de exercícios.

    • Prof Rogério Souza

      Carlos, a redação tem um peso enorme no Enem e nos vestibulares. Saber fazer é muito importante porque é a sua vaga que está em jogo. Caso queira conhecer um curso que eu sempre indico para quem quer fazer muito bem uma redação nota 1000 veja este aqui: http://queropassar.net/missao-enem/

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*