Interpretar textos – O trabalho dos bandeirantes

Interpretação de textos nas provas do enem são essenciais para entender como a prova é montada. Vamos fazer aqui alguns exercícios sobre um texto bastante pertinente porque explora as características do texto literário. Além disso, é uma ótima oportunidade de exercitar seu vocabulário. Num artigo anterior eu disse que ter um bom vocabulário é imprescindível para que consigamos entender os enunciados e responder com competência as perguntas que nos forem feitas. Veja também o outro artigo sobre interpretar textos clicando aqui.

 

Lista de exercícios com gabarito

Com todo o aparato de suas hordas guerreiras, não conseguiram as bandeiras realizar jamais a façanha levada a cabo pelo boi e pelo vaqueiro. Enquanto que aquelas, no desbravar, sacrificavam indígenas aos milhares, despovoando sem fixarem-se, estes foram pontilhando de currais os desertos trilhados, catequizando o nativo para seus misteres, detendo-se, enraizando-se. No primeiro caso era o ir-e-voltar; no segundo, era o ir-e-ficar. E assim foi o curral precedendo a fazenda e o engenho, o vaqueiro e o lavrador, realizando uma obra de conquista dos altos sertões, exclusive a pioneira.

(José Alípio Goulart, in Brasil do Boi)

1) Segundo o texto:

a) tudo que as bandeiras fizeram foi feito também pelo boi e pelo vaqueiro.

b) o boi e o vaqueiro fizeram todas as coisas que as bandeiras fizeram.

c) nem as bandeiras nem o boi e o vaqueiro alcançaram seus objetivos.

d) o boi e o vaqueiro realizaram seu trabalho porque as bandeiras abriram o caminho.

e) o boi e o vaqueiro fizeram coisas que as bandeiras não conseguiram fazer.

2) Com relação às bandeiras, não se pode afirmar que:

a) desbravaram

b) mataram

c) catequizaram

d) despovoaram

e) não se fixaram

3) Os índios foram:

a) maltratados

b) aviltados

c) expulsos

d) presos

e) massacrados

4) O par que não caracteriza a oposição existente entre as bandeiras e o boi e o vaqueiro é:

a) aquelas / estes

b) ir-e-voltar) / ir-e-ficar

c) no primeiro caso / no segundo

d) enquanto / e assim

e) despovoando / pontilhando

5) “…catequizando o nativo para seus misteres…” Das alterações feitas na passagem acima, a que altera basicamente o seu sentido é:

a) doutrinando o indígena para seus misteres

b) catequizando o aborigine para suas atividades

c) evangelizando o nativo para seus ofícios

d) doutrinando o nativo para seus cuidados

e) catequizando o autóctone para suas tarefas

6) O elemento conector que pode substituir a preposição com (/. 1), mantendo o sentido e a coesão textual, é:

a) mesmo

b) não obstante

c) de

d) a respeito de

e) graças a

7) “…o aparato de suas hordas guerreiras…” sugere que as conquistas dos bandeirantes ocorreram com:

a) organização e violência

b) rapidez e violência

c) técnica e profundidade

d) premeditação e segurança

e) demonstrações de racismo e violência

gabarito dos exercícios

1) Letra e

Quando o autor diz que “não conseguiram as bandeiras realizar jamais a façanha levada a cabo pelo boi e pelo vaqueiro”, está afirmando exatamente o que aparece na opção e, que é uma espécie de paráfrase desse trecho. A alternativa b é perigosa: o boi e o vaqueiro fizeram algumas coisas que as bandeiras fizeram, como a conquista de determinadas terras, mas o boi e o vaqueiro não fizeram as coisas ruins, como o sacrifício de indígenas.

2) Letra c

Quem catequizou os nativos foram o vaqueiro e o boi, como se vê na linha cinco.

3) Letra e

A resposta aparece, bem clara, no trecho: “…sacrificavam indígenas aos milhares…”. Isso é massacre, sem dúvida alguma. Observe que não há menção a possíveis maus-tratos contra os índios; provavelmente ocorreram, mas o texto não diz nada a respeito.

4) Letra d

Enquanto é conjunção, parte da locução enquanto que, onde o que é expletivo. Assim é um advérbio. Elas não têm nenhuma relação com as bandeiras ou com o boi e o vaqueiro, muito menos indicam qualquer tipo de oposição.

5) Letra d

A palavra misteres significa tarefas, atividades, ofícios. Não é sinônima de cuidados, cujo emprego, então, altera radicalmente o sentido do trecho. As outras palavras são sinônimas: catequizando, doutrinando evangelizando; nativo, indígena, aborigine, autóctone.

6) Letra b

A questão têm uma armadilha que muitas vezes derruba o candidato. A expressão “Com todo o aparato de suas hordas guerreiras…” é um adjunto adverbial de concessão, ou seja, é uma oposição ao que se expressa no verbo. Vários elementos podem iniciar esse tipo de adjunto, entre eles, não obstante. Daí a resposta ser a letra b. Agora, veja a armadilha: mesmo também pode ser usada no texto, sem alteração de sentido. Por que, então, a resposta não pode ser a letra a? Porque a palavra mesmo não poderia substituir, como pede a questão, a palavra com, mas antecedê-la. Teríamos, assim: “Mesmo com todo o aparato de suas hordas guerreiras…” Na letra d, a locução usada é a respeito de, com valor semântico de assunto. Não confunda com a despeito de, que poderia substituir a preposição com no trecho.

7) Letra a

O vocábulo aparato pode ser entendido como organização de determinados atos públicos. A expressão hordas guerreiras significa grupos indisciplinados ou bárbaros voltados para a guerra. A resposta só pode ser a letra a.

Interpretar textos – O trabalho dos bandeirantes
1.3 (26.67%) 3 votes

4 comentários

  1. Geovanna Carla

    Eu fiz um simulado de interpretação na minha escola e tinha uns exercícios assim. Fui muito bem. Qualquer pessoa que goste de ler vai bem em provas com exercícios bem feitos assim.

    • Prof Rogério Souza

      Olá Geovanna, continue treinando, pois o resultado é sempre bom. Na verdade, a interpretação de textos depende, como eu disse num desses posts, de muitas coisas que aprendemos no dia a dia das aulas de Português. Sucesso para você.

  2. Renato Banhos

    Eu acompanho as aulas do descomplica e estou com muitas dúvidas sobre assinar ou não um curso online. Você tem alguma dica legal que eu possa usar para escolher um curso. Já adianto que não tenho muito tempo porque trabalho o dia todo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*