Você está aqui: Início » Enem » Possíveis temas da redação Enem

Possíveis temas da redação Enem

Qual a importância de uma boa nota na Redação Enem 2016? Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Matemática e Linguagens e Códigos, estes são os assuntos a partir dos quais são elaboradas as questões das provas do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem 2016, o maior teste de conhecimentos da América Latina.

Criado pelo Ministério da Educação, o Enem que antes era apenas uma ferramenta avaliativa que media o grau de aprendizagem dos alunos de escolas da rede pública que estavam cursando o último ano do ensino médio, é hoje a principal forma de acesso ao ensino superior, pois programas como o SISU (Sistema de Seleção Unificada) e ProUni (Programa Universidade para Todos), responsáveis por conceder vagas ou bolsas de estudos para cursos de graduação de nível superior, utilizam as notas obtidas no Enem como critério de classificação em seus processos seletivos.

Além das provas de conhecimentos, quem se inscrever no Enem 2016 terá que fazer uma redação, que avaliará os conhecimentos que o candidato possui em domínio da escrita formal da língua, compreender o tema proposto, interpretar informações para defender o tema proposto, construir um argumento através dos mecanismos linguísticos, propor uma solução para os problemas abordados, baseado nos direitos humanos. O site para se inscrever continua sendo o http://enem.inep.gov.br/.

Uma boa nota na redação do Enem 2016 aumenta as chances do candidato em conseguir uma boa media individual no Exame. A nota máxima que o candidato pode obter na redação são 1000 pontos.

O que fazer para participar do Enem 2016

Para participar do Exame os interessados devem aguardar início do período de inscrições do Enem 2016 que deve ser entre os meses de maio e junho. As inscrições devem ser realizadas no endereço eletrônico oficial do Exame, onde os candidatos devem informar o número do Cadastro de Pessoa Física – CPF e data de nascimento. O que muda é que apenas será possível realizar uma inscrição por endereço de e-mail informado.

Temas Possíveis Redação do Enem 2016

#imagem

Na prova de redação Enem 2016 os candidatos devem redigir um texto dissertativo-argumentativo defendendo suas opiniões sobre temas que geralmente abordam assuntos do cotidiano popular com relevância social.

Listamos alguns temas de redações do Enem, assim teremos uma noção do que possa a vir ser cobrado nesta edição do Exame:

  • Em 2008 os participantes do Enem tinham que desenvolver um texto sobre soluções para defender a floresta amazônica.
  • Em 2009 o tema proposto foi “O indivíduo frente à étnica social”.
  • Em 2010 foi à vez dos candidatos desenvolverem um texto sobre “O trabalho na construção da dignidade Humana.
  • 2011 foi a vez do fenômeno das redes sociais com o tema “Viver em rede no século XXI: o limite entre o público e o privado”.
  • O tema proposto para a redação do Enem 2012 foi imigração, “Movimento Imigratório para o Brasil no século 21”.
  • Sempre abordando assuntos cotidianos a redação do Enem 2013 foi sobre a “Lei Seca”, que proíbe o consumo de álcool para motorista.
  • Em 2014 o tema escolhido foi Publicidade Infantil em questão no Brasil.

Como se vê, o tema escolhido para a redação Enem é sempre de grande relevância social, politicamente correta e de forte impacto na sociedade como um todo. O Exame se presta a debater as grandes questões de nosso tempo, os aspectos contemporâneos de nossa sociedade, temas que geram sempre debate e reflexão. É, sobretudo, o momento de colocar em prática aquilo que se aprendeu nos estudos.

Curso de Redação Enem 2016

Com base nos temas anteriores das redações é que foi elaborado um curso voltado para quem vai participar do Exame, o Curso Português Pra Passar. O material é vendido aqui no site usando a plataforma Hotmart. Nele vem um curso completo de redação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*