Questões de variação linguística e concordância verbal

Estas são algumas atividades relacionadas a variações linguísticas e concordância verbal. Para quem se preparar corretamente para as provas do Enem e os vestibulares, exercícios como estes são “uma mão na roda” porque colocam o candidato dentro de um simulado que exige dele o conhecimento por completo. Além das questões sobre os assuntos mencionados acima, você poderá ainda desenvolver uma redação a partir da proposta colocada aí. Estudar é essencial e preparar-se com os melhores exercícios aguça a concentração e ativa a memória.

AS QUESTÕES DE 1 A 4 DEVEM SER RESPONDIDAS COM BASE NOS TEXTOS I e II

TEXTO I

Diversidade linguística e multilinguismo

Em meio a tanta riqueza, somos além do mais plurilíngues, realidade bem diferente da que se propaga para a maioria dos brasileiros através de um discurso de um país supostamente monolingue. Além do português, fala-se em nosso território cerca de 180 línguas indígenas, de comunidades étnico-culturalmente diferenciadas, afora as populações bilíngues que dominam igualmente o português e línguas do grupo românico, anglo-germânico e orientais-eslavas, como em comunidades multilíngues português/italiano, português/espanhol, português/alemão, português/japonês. A linguística volta-se para todas as comunidades com o mesmo interesse científico. A sociolinguística trata da importância social da linguagem dos pequenos grupos sócio-culturais a comunidades maiores. Se cada grupo apresentasse comportamento linguístico idêntico, não haveria razão para se ter um olhar sociolinguístico da sociedade.

(http://www.universia.com.br/materia/materia. – acessado em 02/12/2007)


 TEXTO II

O jeito de falar de cada brasileiro

 Mesmo tendo apenas uma língua a unir o seu povo, a marca dos regionalismos dá um charme especial ao português falado no Brasil

É até difícil acreditar que em um país com a extensão do Brasil – são mais de 8,5 milhões de quilômetros quadrados de área, a quinta maior nação do mundo – haja apenas uma única língua a unir sua população. Excluindo os poucos índios que têm idiomas próprios, o restante dos brasileiros fala o português. Assim, qualquer um que domine o idioma de Camões poderá entender e se fazer compreender nas mais longínquas localidades.

Falamos o mesmo idioma, mas encontramos em cada canto do país um jeito singular e característico de se falar o português. São os regionalismos, que dão um sabor especial a nossa língua e servem como marca registrada de cada cultura local, refletindo as influências históricas, étnicas e culturais que moldaram as variadas populações que habitam o Brasil.

(http://www.universia.com.br/materia/materia. – acessado em 02/12/2007)

QUESTÃO 1 (Descritor: relacionar ou confrontar textos a partir da estrutura ou da fundamentação argumentativa.)

Assunto: Procedimento de leitura/variação linguística e concordância verbal.

Os dois textos apresentados falam sobre a língua portuguesa, mas abordam de maneiras distintas as possibilidades linguísticas no país. Redija um parágrafo CONFRONTANDO as ideias apresentadas nos textos acima.

QUESTÃO 2 (Descritor: reconhecer informação explícita e implícita dentro do texto.)

Assunto: Procedimento de leitura/variação linguística e concordância verbal.

  1. A) No texto VI, o locutor apresenta o fato de o Brasil ser um país plurilíngue como sendo uma oposição ao senso comum. EXPLIQUE por que se tem, em geral, a noção de que, no Brasil, fala-se um único idioma.
  1. B) Com base nas ideias do texto VI, qual seria o principal objetivo da linguística como ciência? E da sociolinguística?

 

O próximo exercício é de redação. Redação é a pedra no sapato de muita gente e por isso mesmo que sugiro um material extra para que você comece seus estudos com o pé direito. Todo mundo conhece o material do Descomplica. mesmo assim há quem se pergunte se realmente vale a pena comprar o Português Pra Passar. Como professor, digo que é um material essencial para quem quer chegar mais longe. Mas deixarei que o próprio material fale por si. Leia minha opinião neste post antes de continuar os exercícios.

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QUESTÃO 3 (Descritor: produzir texto argumentativo, em português padrão, a partir de um determinado tema.)

Assunto: Produção de texto/variação linguística e concordância verbal.

Com base na leitura dos dois textos, produza uma CARTA ARGUMENTATIVA, com posicionamento explícito, apresentando argumentos para a seguinte afirmativa:

“É possível conviver com as diferenças linguísticas externas ao idioma e inerentes a ele, todas elas contribuem para validar o caráter dinâmico da língua.”

(Mattoso Câmara)

Seu texto deve ser escrito em português padrão, apresentar introdução, desenvolvimento e conclusão e estar compatível com a proposta.

Sugestão de Grade de Correção:

GRADE DE CORREÇÃO (ENEM)

COMPETÊNCIA 1:
DEMONSTRAR O DOMÍNIO DA NORMA CULTA DA LÍNGUA.

COMPETÊNCIA 2:
COMPREENDER A PROPOSTA DE REDAÇÃO E APLICAR CONCEITOS DAS VÁRIAS ÁREAS DE CONHECIMENTO PARA DESENVOLVER O TEMA, DENTRO DOS LIMITES ESTRUTURAIS DO TEXTO DISSERTATIVO/ARGUMENTATIVO.

COMPETÊNCIA 3:
SELECIONAR, RELACIONAR E INTERPRETAR INFORMAÇÕES, FATOS, OPINIÕES E ARGUMENTOS EM DEFESA DE UM PONTO DE VISTA.

COMPETÊNCIA 4:
DEMONSTRAR CONHECIMENTO DOS MECANISMOS LINGUÍSTICOS NECESSÁRIOS PARA A CONSTRUÇÃO DA ARGUMENTAÇÃO.

COMPETÊNCIA 5:
ELABORAR PROPOSTA DE SOLUÇÃO PARA O PROBLEMA, MOSTRANDO RESPEITO AOS VALORES HUMANOS E CONSIDERANDO A DIVERSIDADE SOCIOCULTURAL.

Critérios para correção de textos dissertativo-argumentativos
Descrição: Valor: Nota:
Competência 1 20%
Competência 2 20%
Competência 3 20%
Competência 4 20%
Competência 5 20%
Total de pontos    

 

QUESTÃO 4 (Descritor: analisar a concordância verbal a partir do contexto de enunciação.)

Assunto: Concordância verbal/variação linguística e concordância verbal.

Leia as seguintes sentenças.

I – Haviam pessoas no local do crime.

II – Existiam pessoas no local do crime.

  1. A) As duas sentenças são eficientes na transmissão da mensagem?
  2. B) Considerando-se uma situação de oralidade, com registro informal de linguagem, ambas seriam adequadas? Justifique.
  3. C) Considerando-se uma situação de escrita, com registro formal de linguagem, ambas seriam adequadas? Justifique.

Gabarito dos exercícios

QUESTÃO 1

O aluno deve redigir um parágrafo expondo o fato de o primeiro texto apontar para a existência de mais de um idioma dentro do Brasil, ainda que extra-oficiais. Já o segundo texto evidencia variações dentro da própria língua portuguesa, atendo-se a questões regionais, por exemplo.

QUESTÃO 2

  1. A) Essa noção está fundamentada no fato de, oficialmente, apenas uma língua ser reconhecida pelo governo brasileiro.
  1. B) A linguística estuda os fenômenos da linguagem de forma científica. A sociolinguística se atém a esses fenômenos em um determinado contexto social.

QUESTÃO 3

O aluno deve, com base na leitura dos dois textos, produzir uma CARTA ARGUMENTATIVA, com posicionamento explícito, apresentando argumentos consistentes de acordo com a proposta.

QUESTÃO 4

  1. A) Na transmissão da mensagem, as duas são efetivas, pois podem ser compreendidas pelo leitor.
  1. B) Em se tratando de uma situação de oralidade, ambas estariam corretas, pois transmitem a mensagem de forma clara.
  1. C) Em uma situação de escrita, apenas a II poderia ser usada, pois a I apresenta erro de concordância, já que o verbo haver deve ficar na terceira pessoa do singular em sentido existencial.