Tema de redação narrativa #1

Praticar continua sendo a melhor forma de fazer bons textos. É incrível como o chavão cabe bem neste artigo. A prática leva à perfeição, é o que dizem e na escrita não poderia ser diferente. Por este motivo é que apresento neste blog algumas das melhores propostas e temas de redação do Enem e para Ensino Médio como forma de treinar mais e melhor para o tão esperado dia da prova.  Todas elas foram aplicadas com extremo sucesso em minhas aulas. Aproveitem e comecem a guardar novas possibilidades de treinar a escrita. Além das propostas, veja também as dicas para escrever bons textos e os erros mais comuns cometidos pelos alunos ao longo dos anos nas salas de aula e nos vestibulares. Compartilhem também este artigo nos seus perfis nas redes sociais. desta forma seus amigos saberão o que você tem estudado e, quem sabe, pratiquem também.

Proposta de redação narrativa para Ensino Fundamental e Médio

“Nas profundezas da África Equatorial o explorador francês Mareei Petre, caçador e homem do mundo, topou com uma tribo de pigmeus de uma pequenez surpreendente. Mais surpreso, pois, ficou ao ser informado de que menor povo ainda existia além de florestas e distâncias. Então mais fundo ele foi.
No Congo Central descobriu realmente os menores pigmeus do mundo. E – como uma caixa dentro de uma caixa, dentro de uma caixa – entre os menores pigmeus do mundo estava o menor dos menores pigmeus do mundo, obedecendo talvez à necessidade que às vezes a Natureza tem de exceder a si própria.
Entre mosquitos e árvores mornas de umidade, entre folhas ricas do verde mais preguiçoso, Mareei Petre defrontou-se com uma mulher de quarenta e cinco centímetros (…)”

(Clarice Lispector, in Laços de Família, “A menor mulher do Mundo”, p. 77)

Depois de ler o trecho acima, faça uma narração que obedeça às seguintes orientações:

  • Sua história deverá ser a continuação do texto de Clarice Lispector;
  • Portanto, continue narrando em 3a. pessoa;
  • Não é preciso copiar o texto acima na folha de redação;
  • Imagine os seguintes personagens que comporão sua história:

a)  uma mulher, com o jornal aberto ao colo, jornal este que estampa na 1ª página a fotografia em tamanho natural daquele pequeno ser;
b)  uma menina de cinco anos de idade que vê o retrato e ouve os comentários;
c)  uma noiva, num êxtase de piedade;
d)  um menino esperto que teve uma ideia esperta;
e)  uma velha, com uma fita métrica, que vai medir, na parede, o tamanho da pequena criatura.

Leve ainda em conta que:

a)  a menor mulher do mundo ganha um nome do explorador: Pequena Flor;
b)  a menor mulher do mundo está grávida; sua barriga é reluzente e ela está prestes a dar à luz um outro ser.

Você pode ocupar de 25 a 35 linhas. Não se esqueça de que terá de construir apenas o desenvolvimento narrativo e o desfecho, uma vez que a sequência inicial está dada. lembre-se de que, a esta altura do campeonato, você já estudou personagem, tempo, espaço, ação e espaço e que deve, no transcorrer de seu texto, dar valor adequado a cada um desses componentes textuais.

Tema de redação narrativa #1
Rate this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*