Como fazer o planejamento anual com base na BNCC

Se você chegou aqui querendo saber como fazer o planejamento anual 2021 com base na BNCCO, está no lugar certo. Quando eu estava deixando a sala de aula, há um ano, já falávamos com bastante frequência sobre isso e eu senti na pele a dificuldade de fazer. Se você está nessa mesma situação, continue a leitura desse texto e aprenda a fazer corretamente.

Como escrever o planejamento anual com base na BNCC

O objetivo aqui não é repetir o que as muitas coordenadoras receberam de orientação e passaram para os professores nas intermináveis reuniões pedagógicas. Por esse motivo, serei sucinto e juntarei aqui no post tudo que pesquisei e que pode ajudar você nesse momento.

A Base Nacional Comum Curricular é um documento normativo, e seu objetivo é elaborar e delimitar os objetivos de aprendizagem anual. é nela que você se baseia para fazer um bom planejamento para o ano de 2021.

Como as coisas mudaram em 2020, muitos educadores estão um pouco preocupados com o planejamento anual do próximo ano e, como fazê-lo de acordo com a BNCC, para que se enquadre no novo normal.

Como você sabe, é por meio da BNCC que as escolas definem seu calendário anual, e é por isso que, fazer um planejamento anual é uma ótima forma de iniciar o próximo ano.


Mas, você sabe como fazer esse planejamento focado para a educação infantil?

Vamos ajudar você a conseguir o melhor planejamento anual via BNCC para 2021, e ter os melhores resultados possíveis.

Estrutura de um planejamento via BNCC

  • Faça um cabeçalho

Preencha com o nome da escola, professor e público alvo. O público alvo é importante, pois é o grupo para o qual você irá fazer o planejamento.

  • Preenchimento do Objetivo

Defina um bom objetivo para trabalhar durante o ano, seja expandir os conhecimentos dos alunos ou algum outro tipo de foco.

  • Preenchimento dos campos de experiência da BNCC

Para a educação infantil, são esses os cinco campos:

O eu, o outro e nós: Trata-se da construção da identidade do aluno, das relações interpessoais, respeito próprio e coletivo, percebendo que somos seres humanos e também seres sociais.

Corpo, gestos e movimentos: Esse Campo da BNCC aborda não só os sentidos, mas sim tudo que compõe o corpo, como os movimentos, tanto quanto os coordenados, como os espontâneos, tanto os voluntários quanto involuntários.

Traços, sons, cores e formas: As crianças devem ser incentivadas a terem expressão corporal por meio da música, atividades em grupo, como teatro e criação de melodias.

Escuta, fala, pensamento e imaginação: O objetivo é desenvolver a forma de comunicação da criança, favorecendo seu desenvolvimento, com a consolidação da imaginação e do pensamento.

Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações: Para a educação infantil, há objetivos diferentes, isso irá depender do ensinamento que você busca passar a seus alunos.

  • Preenchimento do Eixo Temático

Você deverá planejar e deixar claro os seus objetivos, e quais os temas você utilizará para passar essa informação a seus alunos, pensando em vivências interdisciplinares entre os campos de experiência.

  • Preenchimento da Metodologia

Essa, é a parte do planejamento que você deverá deixar claro como que o seu objetivo será alcançado, é a parte de planejamento da ação.

A metodologia também é considerada como os métodos que você vai utilizar para orientar todo o processo de aprendizagem dos seus alunos, que caminhos você vai utilizar para que ele alcance os objetivos que deseja.

  • Preenchimento dos Direitos de Aprendizagem e Desenvolvimento na Educação Infantil

A BNCC estipula 6 direitos que devem ser respeitados e colocados em prática na educação infantil, são eles:

  1. Conviver;
  2. Brincar;
  3. Partilhar;
  4. Explorar;
  5. Expressar;
  6. Conhecer-se.
  • Descrição dos recursos materiais necessários

Nesse campo você deverá listar os materiais necessários para desenvolver todo o seu planejamento, desde um lápis para a escrita, até brinquedos necessários para as atividades envolvidas.

  • Preenchimento da avaliação

Para o educador focado na educação infantil, a avaliação é feita no próprio dia a dia e pela percepção do desenvolvimento de cada criança.

Por isso, é importante pensar na melhor forma de avaliação de cada aluno.

Conclusão

E aí, conseguiu tirar algumas ideias para por onde começar o seu planejamento anual?

Sabemos que as coisas estão um pouco confusas com um ano tão peculiar como 2020, mas as preparações para 2021 devem ser feitas.

Esperamos que você consiga fazer o melhor planejamento anual para 2021 e que tenha um ótimo ano escolar!

Baixar planejamentos planejamento anual pronto com base na BNCC

Clicando nos links abaixo você conseguirá baixar planejamentos prontos para as séries iniciais da Educação Infantil. São arquivos livres, com os créditos colocados no próprio documento.

Planejamento anual BNCC – 1ª série Ensino Fundamental

Planejamento anual BNCC – 2ª série Ensino Fundamental

Planejamento anual BNCC – 3ª série Ensino Fundamental

Planejamento anual BNCC – 4ª série Ensino Fundamental