Leitura Bíblica: João 16: 7-15
“Quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo.” (Jo 16:8)

É difícil aceitar que precisamos do trabalho do Espírito Santo para entender e aceitar a salvação. Se nossa razão e a mente consegue entender o que as outras pessoas nos dizem, por que precisamos do Espírito Santo para entender o que Deus diz?

John Locke, filósofo e teórico político inglês, disse: “As novas opiniões são sempre objeto de desconfiança, e geralmente de refutação, sem qualquer motivo além do fato de ainda não serem comuns”. Se temos dificuldades em aceitar aquilo que é novo porque é novidade, como entender e aceitar as boas novas de Deus?

Como aceitar o fato de Deus perdoar o pior pecador do mundo, quando a justiça ordena que ele seja destruído? Como crer e descansar nas promessas de Deus? Como acreditar que um Deus puro, santo e justo pode habitar num miserável e ordinário pecador, mesmo que ele se diga arrependido? Como aceitar o fato de existir para sempre, se tudo tem princípio explicado e fim programado?

Como entender e aceitar o fato de que somos comprados pelo sangue de um desconhecido que se anunciava como Filho de Deus, mas morreu crucificado? Que tipo de justiça é esta? E principalmente, como acreditar que ele vai voltar se desde sua ida nada no mundo aqui em baixo foi alterado pelo seu poder?

O trabalho do Espírito de Deus é fazer-nos ouvir e entender verdades impossíveis para a mente humana. Verdades celestiais e eternas que procedem de uma justiça pura. Verdades que atuam contra a natureza, pois esta é sem misericórdia, mas Deus é misericordioso. Misericórdia que assiste o desmerecido, atitude inimaginável principalmente partindo de Deus.


Faça parte do nosso grupo de oração