Exercícios de análise sintática para 2º EM

Abaixo neste artigo vocês verão alguns exercícios de análise sintática que sempre foram usados com as turmas de Segundo Ano do Ensino Médio. Nesta fase escolar, pelo menos no colégio em que eu trabalhei por mais de uma década, revisávamos conceitos relacionados à análise sintática. Dessa forma, termos como sujeito, predicado, verbos transitivos e muito mais eram vistos constantemente. Separei então esta lista de exercícios de Ensino Médio para que você possa treinar um pouco mais seus conhecimentos. Para esta, não há gabarito, mas você pode colocar nos comentários a s suas dúvidas que prontamente responderei.

Lista de exercícios de Português

Leia o texto abaixo para responder às questões abaixo:

Quando se fala em seca na Amazônia ou nos furacões no Sul dos Estados Unidos, a primeira coisa que vem à cabeça é o aquecimento global. A Terra está de fato ficando mais quente, mas, segundo os especialistas, é impossível demonstrar um vínculo causal entre esse aquecimento e fenômenos particulares, como os furacões e a seca. O que os cientistas já sabem, no entanto, é que os dois fenômenos tiveram a mesma origem: o aquecimento da água no norte do Oceano Atlântico.
Ao lado do aquecimento, o desmatamento também contribui para a seca. Onde há floresta, a maior parte da água da chuva é interceptada pela copa das árvores. A água evapora rapidamente e causa mais chuva. Em áreas desmatadas, com o solo pobre em matéria orgânica, essa água escorre para os rios, indo para longe. Assim as duas causas podem se encontrar em um ponto comum: ao “sequestrar” gás carbono, a floresta contribui para conter o efeito estufa, e, com ele, o aquecimento global.
( Lourival Sant’Anna. O Estado de São Paulo, A13, 16/10/2005)

1) Conclui-se corretamente do texto que:
a) É importante controlar o desmatamento da floresta amazônica, como prevenção para a ocorrência de certos fenômenos climáticos.
b) Está havendo medição mais atenta da temperatura da água do Oceano Atlântico, para evitar ocorrência de catástrofes naturais na região amazônica.
c) Parece ter-se tornado praticamente impossível conter o efeito estufa, por não se encontrarem soluções para suas consequências, em todo o planeta.
d) Especialistas em alterações climáticas divergem ao estabelecer associação entre a seca no Amazonas e os furacões nos Estados Unidos.
e) Desmatar nem sempre ocasiona efeitos prejudiciais à vida dos moradores, pois a água das chuvas garante o nível mais cheio dos rios.

2) Na oração “A Terra está de fato ficando mais quente”, o aspecto verbal do verbo de ligação é:
a) Conclusivo, pontual;
b) Incoativo (início da ação);
c) Progressivo, contínuo;
d) Habitual, menos durativo;
e) Habitual, mais durativo;

3) “A preservação da floresta amazônica “contribuir” para conter o efeito estufa”. Torne essa oração gramatical, fazendo com que ela exprima as modalidades a seguir:
a) Possibilidade –
b) Certeza –


Leia o texto para responder à questão abaixo:

“Meu professor de análise sintática era do tipo do sujeito inexistente. Um pleonasmo, o principal predicado de sua vida, regular como um paradigma da 1ª conjugação.
Entre uma oração subordinada e um adjunto adverbial, ele não tinha dúvidas: sempre achava um jeito assindético de nos torturar com um aposto.
Casou com uma regência.
Foi infeliz.
Era possessivo como um pronome.
E ela era bitransitiva
Tentou ir para os EUA.
Não deu
Acharam um artigo indefinido em sua bagagem.
A interjeição do bigode declinava partículas expletivas, conectivos e agentes da passiva, o tempo todo.
Um dia matei-o com um objeto direto na cabeça.”
Paulo Leminski

4) Encontre no texto acima e transcreva os seguintes elementos:

a) Aposto:
b) (sujeito oculto) + verbo de ligação + predicativo do sujeito
c) (Sujeito indeterminado) + verbo com 2 argumentos + objeto direto + adjunto adverbial
d) (sujeito oculto) + verbo com 2 argumentos + objeto indireto
e) Um sintagma nominal (sublinhe o núcleo)

5) Analise sintaticamente os elementos destacados das orações abaixo, como complemento adverbial ou adjunto adverbial:
a) Os veículos importados chegam por navios.
b) O aviso chegou ontem.
c) O carro custou vinte mil reais.
d) Emagreça com responsabilidade.
e) Pus o papel na gaveta.

6) Identifique os termos destacados em cada uma das frases, como adjunto adnominal ou predicativo do sujeito:

a) As noites chegaram frias.
b) Os alunos deixaram a classe apressados.
c) As noites frias chegaram em abril.
d) “As pensões alegres dormiam tristíssimas”.

7) “Ninguém parecia disposto ao trabalho naquela manhã de segunda-feira.” Encontre:
a) Sujeito:
b) Predicativo do sujeito:
c) Complemento nominal:
d) Adjunto adverbial:

8) Jatene está convicto de suas ideias.
Os setores do governo discordam do modelo proposto.
Os termos destacados, quanto à função sintática, são, respectivamente:

a) Complemento nominal – objeto indireto – adjunto adnominal
b) Objeto indireto – adjunto adnominal – complemento nominal
c) Adjunto adnominal – adjunto adnominal – objeto indireto
d) Complemento nominal – complemento nominal – objeto indireto
e) Complemento nominal – adjunto adnominal – objeto indireto