13 dicas de interpretação de texto para concursos públicos

PUBLICIDADE

Muitos concurseiros e vestibulandos dedicam várias horas por dia estudando uma matéria específica, mas quando chega o momento da avaliação não conseguem responder as questões porque simplesmente não entenderam o que foi proposto ou não souberam interpretar o texto utilizado como base.

Saber como fazer interpretação de texto para concursos públicos é fundamental para qualquer prova.

Não se engane pensando que interpretação só é necessária para a prova de Língua Portuguesa.

Até mesmo disciplinas como Matemática ou Física, que não costumam ter um texto base como fonte para as perguntas, precisam de interpretação de texto.

PUBLICIDADE

Isso porque o próprio enunciado da questão requer atenção ao que é pedido. Não adianta saber a fórmula se não souber por qual motivo você irá empregá-la.

Por outro lado, matérias como a já citada Língua Portuguesa e outras disciplinas como Atualidades, Geografia, História e Legislação recorrem bastante a diversos tipos de textos nos quais os candidatos devem entender o conteúdo básico, suas nuances e como aquilo reflete na questão.

E é aí que saber como interpretar de forma correta faz a diferença, principalmente em grandes concursos.

Por isso, confira as dicas de interpretação de texto para concursos:

PUBLICIDADE

Interpretação de texto para concursos, sala de aula com alunos

1- Leia vários tipos de texto para melhorar a interpretação de textos

A primeira dica de todas é a mais básica e a mais simples possível: leia!

Leia muito!

Somente lendo vários tipos de textos, grandes e pequenos, sobre diversos assuntos e em lugares diferentes é que você conseguirá ter uma carga de experiência suficiente para fazer uma interpretação de texto que seja adequada.

PUBLICIDADE

O ideal é sempre ter uma leitura variada, pois os concursos podem utilizar textos de revistas, jornais, sites, livros, poemas ou mesmo quadrinhos.

Os tipos textuais podem ser narrativo, descritivo, dissertativo-argumentativo ou até mesmo injuntivo.

Aliás, eu já disse isso em nosso grupo do Telegram: saber a diferença dos tipos de texto é importante para entender a intenção do autor. Por isso, a nossa próxima dica é aprender gramática.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

12 + quatro =