Exercício de Literatura sobre cantigas de amigo
Você sabe como se classificam as cantigas de amigo?
Nas cantigas de amigo há uma sub-classificação que deve ser levada em conta, de acordo com alguns acontecimentos que as direcionam:
1. Albas: Acontece quando os amantes passam a noite juntos e, entristecidos, veem o dia amanhecer. O amado deve ir embora ao alvorecer. Nelas, os pássaros cantam, avisando que chegou ao fim a noite e é tempo de partir.
2. Barcarolas: São classificadas desta maneira quando a mulher sozinha fala sobre o bafordo ou fossado (serviço militar), lamentando que estejam sendo construídas as barcas do rei, significando que logo os soldados partirão para a guerra.
3. Bailias ou bailadas: Narram temas relacionados a festas, bailes onde ambos estiveram juntos e, após isso, se separam.
4. Marinhas: O assunto deste tipo de cantiga são os banhos de mar, ocasião notável para que ambos, amado e amada, estivessem juntos.
5. Romaria: Narram recordações de um tempo em que, estando ainda o amigo presente, iam em bandos pelas estradas, em companhia de outros casais, visitar os santuários religiosos.
6. Pastoreias: O assunto, sob forma de recordação, é a alegria de estar ao lado do amado-pastor e ter passado com ele os melhores dias possíveis.
7. Dialogadas: Consistem em diálogos entre a mulher queixosa e a natureza, mãe ou amigas, sempre a perguntar sobre o amado.
8. De fonte, de tear: São cantigas tristes, que falam da saudade, a ausência do amado. Nelas, a amiga está tecendo, buscando água, conversando sobre a falta que o amado lhe faz.
“Estava a formosa seu fio torcendo,
Sua voz harmoniosa, suave dizendo
Cantigas de amigo.
Estava a formosa sentada, bordando,
Sua voz harmoniosa, suave cantando,
Cantigas de amigo.
Por Jesus, senhora, vejo que sofreis
De amor infeliz, pois tão bem o dizeis
Cantigas de amigo.
Por Jesus, senhora, vejo que andais com penas
de amor, pois tão bem cantais
Cantigas de amigo.
— Abutre comeste, pois que adivinhais.”
Veja agora um exercício sobre o assunto:
Assinale a alternativa INCORRETA a respeito das cantigas de amor.
a) O ambiente é rural ou familiar.
b) O trovador assume o eu-lírico masculino: é o homem quem fala.
c) Têm origem provençal.
d) Expressam a “coita” amorosa do trovador, por amar uma dama inacessível.
e) A mulher é um ser superior, normalmente pertencente a uma categoria social mais elevada que a do trovador.
Gabarito: A