Arrepender?

“Arrependam-se, pois e voltem-se para Deus” (At 3.19).

Certo jogador de futebol, depois de agredir um colega durante uma partida e ser expulso disse: “Estou arrependido, porém não vou escapar das consequências”. Lamentava a suspensão que sofreria. Mas o interessante é que uma pessoa ouvindo a declaração perguntou: “Se o arrependimento não livra do castigo, para que serve?” Na Bíblia, encontramos uma recomendação respondendo esta pergunta: “Arrependam-se, pois e voltem-se para Deus” (At 3.19).

Arrependimento é uma confissão pública de culpa. A pessoa arrependida não foge, não exige direitos e nem tenta justificar sua culpa. Não é somente um lamento pela consequências! Arrepender-se é se expor! Se está arrependido, assuma a responsabilidade do seu erro. Sim, porque são estas as atitudes que Deus espera quando diz: “arrependei-vos”.

No contexto bíblico, a palavra arrependimento está ligada à conversão: voltar-se para Deus e mudar o estilo de vida. O arrependimento cria na pessoa a convicção da necessidade do perdão de Deus. Somente através do arrependimento e do perdão, que o seu relacionamento com Deus, quebrado pela ofensa, é restabelecido. O arrependimento possibilita a pessoa assumir publicamente a mudança de vida.

Diante da lei, arrependimento e mudança de vida não livram ninguém da condenação. A lei castiga o culpado, quer esteja arrependido ou não. Porém, Deus faz diferente: toda pessoa arrependida das ofensas contra Ele, é alegremente recebida. Até anjos festejam! Deus declara que a pena prevista pela lei, já foi paga. A pessoa arrependida está perdoada! Foi para perdoar e salvar os arrependidos que Jesus Cristo deu a sua vida. Entendeu para que serve o arrependimento? “Arre-penda-se, e volte-se para Deus” e Ele lhe dará uma nova e eterna vida com ELE.

O arrependimento é o primeiro passo no caminho de volta a Deus.