Como fazer inscrição Fies
Todos os candidatos que acabaram de fazer o Enem podem fazer a inscrição no FIES para pleitear bolsas de estudo em faculdades particulares.
Todos que se enquadram nos critérios do Fies – Fundo de Financiamento Estudantil, programa gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC) devem ficar de olho na data de inscrição para não ficar de fora.
É importante dizer ainda que as bolsas são apenas para aqueles que desejam estudar em faculdades particulares avaliadas positivamente no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).
O resultado do Enem , como em anos anteriores, é divulgado sempre na última semana de dezembro ou no início de janeiro do próximo ano é é ele que será usado como critério para o processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil.
Com as notas do Enem, além de poder solicitar o financiamento, os candidatos terão o direito de concorrer a vagas em instituições federais do ensino superior, fazendo inscrição no Sisu.
Os estudantes também poderão participar dos processos seletivos do ProUni, que oferecerá bolsas de estudo, integrais (100%) e parciais (50%), em faculdades particulares de todo o Brasil.
Como fazer as inscrições Fies?
Para participar do processo, os candidatos precisam fazer sua inscrição assim que o MEC liberar.
Tudo é feito exclusivamente pela internet. Acesse aqui a página e siga os passos apresentados.
Se é seu primeiro acesso, será necessário clicar no link “Primeiro acesso”, disponível no próprio site.
Você precisará informar sua data de nascimento e o número do CPF (Cadastro de Pessoa Física).
É assim que o sistema fará uma verificação automática das participações e aproveitamento do candidato no ENEM.
É importante dizer que é necessário uma nota média maior do que 450 pontos nas provas e superior a zero na redação.
Após isso, o cadastro será concluído gravando uma senha e informando um e-mail pessoal válido. Muito cuidado neste momento para anotar a senha e o e-mail usado. É comum que os pais façam pelos alunos e depois se esqueçam dos dados usados.
Uma outra notícia boa é que o programa também é acessível aos professores da rede pública de ensino, em pleno exercício da função, com o objetivo de concorrer a financiamentos em cursos de licenciatura, normal superior ou pedagogia na sua área de atuação.
Isso é muito bom para complementar a formação dos professores.
Além da renda do Fies, a qual não pode ser superior a dois salários mínimos e meio por membro da família durante o mês.
As prioridades são ainda:
- Cursos com conceitos 5 e 4 no Sinaes;
- Cursos nas áreas de formação de professores, saúde e engenharias;
- Cursos nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do país;
As condições de pagamento são bastante acessíveis.
Os juros do Fies são de 6,5% ao ano e, durante todo o curso, o estudante precisa pagar até R$ 150,00, trimestralmente. depois do término do curso o estudante poderá continuar pagando por 18 meses.
Verifique com atenção os critérios apresentados na página do programa e a forma como quitará a dívida.