Benefícios do colágeno no dia a dia

Você provavelmente sabe que o colágeno é a proteína mais abundante no nosso organismo e muito importante para beleza, cuidando da pele, cabelos e unhas. Mas sabia que esse não é seu único papel?

 

O colágeno é fundamental para o funcionamento adequado da cartilagem articular, tipo especial de tecido, resistente e elástico, que recobre a extremidade de dois ossos justapostos, que possuem algum grau de movimentação entre eles, como as articulações do joelho, por exemplo.

A deficiência na produção dessa proteína causa uma degradação da cartilagem e ossos que antes eram protegidos passam a se chocar um contra o outro, prejudicando o movimento e causando dores. Esse processo leva a doenças conhecidas como osteoartrite ou osteoartrose. A osteoartrite é uma doença reumática crônica, multifatorial, que acomete especialmente as articulações do joelho, quadril, coluna e mão. Os sintomas chaves são dor, rigidez e travamento das articulações, que reduzem a mobilidade e comprometem a qualidade de vida das pessoas.


De acordo com o IBGE, até 2030 o Brasil terá 53 milhões de pessoas com mais de 55 anos e esses números se relacionam com um aumento proporcional no número de problemas articulares. O avanço da obesidade também contribui para elevar esses casos. Atualmente, 48% da população brasileira apresenta sobrepeso, o que eleva o risco de desgastes nas articulações. Além disso, a prática de atividades esportivas, principalmente aquelas de alto impacto, também pode provocar inflamações e dores articulares, especialmente no joelho.

A alimentação e a prática de atividades que fortaleçam a musculatura são fundamentais para prevenir ou controlar o problema, entretanto, nem sempre isso é suficiente. Na busca por substâncias que possam ajudar a restaurar as funções da cartilagem, estudos têm mostrado que o colágeno hidrolisado pode ser um grande aliado.

As pesquisas1 mostram que o colágeno hidrolisado – obtido da hidrólise enzimática do colágeno nativo de tecidos conectivos animais – contém peptídeos capazes de estimular o crescimento de novas células de cartilagem nas articulações, restituindo a mobilidade de quem sofre com os efeitos do envelhecimento e do estresse mecânico sobre essas áreas, como atletas e pessoas com sobrepeso.