Aprenda tudo sobre as Subordinadas Adjetivas

Neste artigo você aprenderá um pouco mais sobre as orações subordinadas adjetivas. Com elas, aprofundará seu conhecimento a respeito do período composto por subordinação e, além disso, poderá acessar este outro artigo no qual eu publiquei uma lista de exercícios sobre orações subordinadas adjetivas já com gabarito.

Sabemos que as orações subordinadas adjetivas são assim denominadas por terem valor de adjetivo. Observe:

Os cientistas pesquisaram Marte, / que é um mistério para nós / misterioso.

A partir disso, podemos analisá-la morfossintaticamente: a oração “que é um mistério para nós” está diretamente ligada ao substantivo Marte, desempenhando a função de adjunto adnominal (uma função adjetiva).

imagem-inscrições-enem-sisu-prouni-2016 (1)

Quer saber mais sobre o Enem e o ProUni? Clique na imagem AGORA!

Ainda do ponto de vista sintático, podemos perceber que as orações subordinadas adjetivas geralmente são introduzidas por um pronome relativo. Neste ponto, é importante recordar mais um conceito: pronome relativo é anafórico, ou seja, retoma um termo expresso anteriormente, por isso mesmo chamado de antecedente. No caso das orações subordinadas adjetivas, o pronome relativo retoma o termo antecedente, expresso na oração principal, estabelecendo, assim, uma relação entre as duas orações:

Os cientistas pesquisaram Marte, que é um mistério para nós.

Os cientistas pesquisaram Marte. Marte é um mistério para nós.

Outro detalhe importante: ao contrário das conjunções, o pronome relativo desempenha uma função sintática na oração adjetiva. Como é fácil de perceber, no exemplo acima o pronome relativo que desempenha a função de sujeito na oração adjetiva: que [Marte] é um mistério.

As orações adjetivas podem ser de dois tipos:

Oração subordinada adjetiva restritiva: limita, especifica, restringe (daí o nome) o significado do termo antecedente, introduzindo uma informação essencial para a compreensão do enunciado.

A expedição que detectou a presença de água no planeta vermelho é muito importante.

Os astronautas que pisaram o solo da Lua entraram para a História.

No primeiro exemplo, apenas a expedição que detectou a presença de água no planeta vermelho, essa e apenas essa, é muito importante. No segundo exemplo, apenas os astronautas que pisaram o solo lunar, esses e apenas esses, entraram para a História.

Oração subordinada explicativa: acrescenta ao termo antecedente uma informação que lhe é inerente ou que é conhecida. É sempre marcada por uma pausa pronunciada; na linguagem escrita, aparece isolada por vírgulas.

O Spirit, que é um robô da Nasa, envia sinais de Marte.

Observe que a oração adjetiva explicativa desempenha praticamente a mesma função de um aposto (O Spirit, robô da Nasa, envia sinais de Marte.).

Exercícios sobre oração adjetiva

Cientistas que trabalham com a Spirit deduziram que a água formou pequenos buracos e deixou depósitos de minerais na rocha apelidada de Humphrey. A sonda furou um buraco de dois milímetros na rocha e examinou o interior com instrumentos para determinar a composição mineral.

Jornal Zero Hora, Porto Alegre, ed. 14078,8 mar. 2004.

1. Quantos períodos há no trecho acima? E quantas orações?

2. Classifique a oração “que trabalham com a Spirit” e justifique. Depois, substitua-a por um sintagma que desempenhe a mesma função.

3. Em “que a água formou pequenos buracos e deixou depósitos de minerais na rocha apelidada de Humphrey”, há duas orações subordinadas que, por sua vez, estão coordenadas. Elas estão exercendo a função típica de um substantivo ou de um adjetivo? Classifique-as.

4- Considere o enunciado: “A sonda furou um buraco de dois milímetros na rocha e examinou o interior com instrumentos para determinar a composição mineral”.

a) Que tipo de orações há nele? Elas são dependentes ou independentes?

b) Que tipo de relações semântico-sintáticas há entre elas?

c) Como ficaria a análise das orações se o período tivesse a seguinte construção: “Após furar um buraco de dois milímetros na rocha, a sonda examinou o interior com instrumentos para determinar a composição mineral”.

Aprenda tudo sobre as Subordinadas Adjetivas
4.3 (86.67%) 6 votes

Um comentário

  1. Julie de Pádua

    Dessa atividade não acho o link para o Gaba…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*