Atividade de interpretação – Eu também quero jogar

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Neste artigo você verá uma atividade de interpretação de textos bem interessante para alunos das séries iniciais. Com ela pode-se explorar a capacidade de ler e apreender informações o que é bastante importante no início da vida escolar. Imprima esta atividade pronta e adapte-a ao seu contexto, à história de seus alunos. Não deixe, também, de ver as atividades sobre datas comemorativas postadas anteriormente neste site.

EU TAMBÉM QUERO JOGAR!
Pois eram dois irmãos: um menino, o
Pedro. E uma menina, a Joana.
Eles viviam com os pais, seu Setúbal e dona Brites.
E os problemas que eles tinham não eram diferentes dos problemas de todos os irmãos.
Por exemplo…
Pedro pegava a bola para ir jogar futebol,
lá vinha Joana:
– Eu também quero jogar!
Pedro danava:
– Onde é que já se viu mulher jogar futebol?
– Ué, toda hora eu vejo! Tem até jogo de artistas de televisão! E mesmo que não visse… Uma
vez é a primeira!
– Eu é que não vou levar você! O que é que meus amigos vão dizer?
– E eu estou ligando pro que os seus amigos vão dizer?
– Pois eu estou. Não levo e pronto!
Joana ficava furiosa, batia as portas, chutava o que encontrasse no chão, fazia cara feia.
Dona Brites ficava zangada:
– Que é isso, menina? Que comportamento! Menina tem que ser delicada, boazinha…
– Boazinha? Pois sim! – respondeu Joana de maus modos.
Ruth Rocha

1) O problema que dá origem à esta história é: (0,1)

( ) Irmãos do mesmo sexo que têm problemas de relacionamento.
( ) Mãe e filho não tem bom relacionamento.
( ) Irmãos de sexos diferentes que têm problemas de relacionamento.

2) O texto mostra um tipo de preconceito que é comum entre meninos e meninas. Que tipo de preconceito é este? (0,2)

3) No trecho

“Eu também quero jogar!
Pedro danava: Pedro danava:
_ Onde é que já se viu mulher jogar futebol?”

A expressão em destaque significa: (0,1)

( ) não se importava
( ) ficava irritado
( ) gritava mais alto

4) O tema do texto é: (0,2)

( ) O preconceito entre meninas e meninos.
( ) A briga diária de dois irmãos.
( ) A falta de paciências dos pais.

5) No trecho “Eles viviam com os pais, seu Setúbal e dona Brites.” A palavra destacada pode ser substituída por quais personagens do texto? (0,1)

6) Leia novamente a frase abaixo.
– Boazinha? Pois sim! – respondeu Joana de maus modos.

• Nesta frase, a palavra modos significa: (0,2)

( ) Posição do corpo.
( ) Maneira de dizer.
( ) Jeito de conseguir algo.

7) Esse texto foi escrito para: (0,2)

( ) Ensinar brincadeiras entre irmãos.
( ) Alertar sobre o preconceito.
( ) Criticar o carinho exagerado entre pais e filhos.

8) Que reação Joana tinha quando seu irmão não a levava para jogar bola? (0,2)

9) Que motivo João teve para não levar sua irmão ao jogo de futebol? (0,2)

10) Nesse texto, o narrador é: (0,2)

( ) a Joana
( ) seu Setúbal
( ) o Pedro
( ) a Ruth Rocha
( ) a Dona Brites

11) Assinale os adjetivos que se referem a Joana: (0,2)

( ) delicada
( ) teimosa
( ) questionadora
( ) sossegada

2 Comentários


    1. Os textos são muito bons e ajudar-nos a incentivar os alunos ao debate com vistas ao preconceito. Situação muito presente, principalmente no contexto escolar. Já que os nossos alunos trazem muitos “conhecimentos” e “falácias” de casa.

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 + 17 =