Atividades de analise sintática para revisão

Neste artigo vou apresentar apara vocês alguns exercícios que usei como revisão com uma turminha na escola. Sempre retomamos exercícios assim para revisarmos conceitos básicos, mesmo que eles estejam já no terceiro ano do ensino Médio. Os assuntos abordados nesta lista são bastante simples e não exigem muito do aluno que tem acompanhado as aulas, que entendeu os conteúdos passados e, principalmente, está fazendo periodicamente exercícios.

Os assuntos estão separados em:

– Interpretação de Texto.
– Tipos de Sujeito.
– Verbos, pronomes e advérbios utilizados nos discursos.
– Ortografia: Emprego do s

Lista de exercícios de revisão de análise sintática

Observe a tirinha e responda:

atividades revis

PUBLICIDADE

1- Todos sabemos que Garfield gosta muito de ser sarcástico com os outros. Nessa tirinha, o humor há humor pois:
a) Após toda a chuva, Garfield saiu ileso no final da história.
b) Mesmo sem ter tomado chuva, Garfield acabou todo molhado.
c) Todos os cães tem mania de se sacudir após molhar-se.
d) Garfield não gosta de água, mas não se importou em ficar molhado.
e) nda

2- Feias, sujas e imbatíveis (fragmento)

As baratas estão na Terra há mais de 200 milhões de anos, sobrevivem tanto no deserto como nos pólos e podem ficar até 30 dias sem comer. Vai encarar?
Férias, sol e praia são alguns dos bons motivos para comemorar a chegada do verão e achar que essa é a melhor estação do ano. E realmente seria, se não fosse por um único detalhe: as baratas. Assim como nós, elas também ficam bem animadas com o calor. Aproveitam a aceleração de seus processos bioquímicos para se reproduzirem mais rápido e, claro, para passearem livremente por todos os cômodos de nossas casas.
Nessa época do ano, as chances de dar de cara com a visitante indesejada, ao acordar durante a noite para beber água ou ir ao banheiro, são três vezes maiores.

Revista Galileu. Rio de Janeiro: Globo, Nº 151, Fev. 2004, p. 26.

No trecho “Vai encarar?”, o ponto de interrogação tem o efeito de:
a) apresentar.
b) avisar.
c) desafiar.
d) questionar.
e) nda

3- A oração sem sujeito caracteriza-se por:
a) O sujeito está indeterminado.
b) Não se atribui o fato a nenhum ser.
c) O sujeito está simplesmente oculto.
d) O fato é atribuído a um ser determinado.
e) nda.

PUBLICIDADE

4- “Nunca ninguém acariciou uma cabeça de galinha.” Qual é o sujeito e o tipo de sujeito desta oração?
a) Nunca ninguém / composto.
b) Ninguém / simples.
c) Ninguém /indeterminado.
d) Nunca / simples.
e) nda.

5- “Corriam por aqueles dias boatos da revolução.” Nesta oração o tipo de sujeito é:
a) Sujeito simples.
b) Sujeito oculto.
c) Oração sem sujeito.
d) Sujeito indeterminado.
e) nda.

6- Assinale a alternativa em que todas as palavras estão incorretamente grafadas:
a) cartaz – chafariz – buzina
b) crise – despesa – gasolina
c) fase – sinusite – surpresa
d) vasio – vizar – balisa
e) nda

7- Dadas as palavras: 1. Despesa, 2. Mosaico, 3. Magazine, constatamos que está (estão) corretas (s):
a) Apenas a palavras nº 1;
b) Apenas a palavras nº 2;
c) Apenas a palavra nº 3;
d) Todas as palavras.
e) nda

8- Sobre o discurso indireto é correto afirmar, EXCETO:
a) No discurso indireto, o narrador utiliza suas próprias palavras para reproduzir a fala de um personagem.
b) O narrador é o porta-voz das falas e dos pensamentos das personagens.
c) Normalmente é escrito na terceira pessoa. As falas são iniciadas com o sujeito, mais o verbo de elocução seguido da fala da personagem.
d) No discurso indireto as personagens são conhecidas através de seu próprio discurso, ou seja, através de suas próprias palavras.
e) nda

PUBLICIDADE

9- Faça a associação entre os tipos de discurso e assinale a sequência correta.

Reprodução fiel da fala da personagem, é demarcado pelo uso de travessão, aspas ou dois pontos. Nesse tipo de discurso, as falas vêm acompanhadas por um verbo de elocução, responsável por indicar a fala da personagem.
Ocorre quando o narrador utiliza as próprias palavras para reproduzir a fala de um personagem.
Tipo de discurso misto no qual são associadas as características de dois discursos para a produção de outro. Nele a fala da personagem é inserida de maneira discreta no discurso do narrador.
( ) discurso indireto
( ) discurso indireto livre
( ) discurso direto

a) 3, 2 e 1.
b) 2, 3 e 1.
c) 1, 2 e 3.
d) 3, 1 e 2.
e) nda

10- Crie um discurso direto entre duas personagens e escreva em seu caderno.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezenove + dezessete =