Casca Grossa!

“Ele é um homem tão mau que ninguém consegue conversar com ele” (ISm 25.17).

Há diversos tipos de marido, mas igual a Nabal, tomara que estejam em extinção. Nabal era casado com Abigail. Eles moravam na cidade de Carmelo e Nabal tinha muito dinheiro. Abigail era uma mulher inteligente e bonita. Seu marido era rude e mau. Como uma mulher inteligente foi arrumar um marido assim? O problema é que Nabal não era apenas rude. Ele era intratável.

Inteligência não era o forte de Nabal. Seu nome, no hebraico, quer dizer “tolo”. Como um homem tolo foi conseguir uma esposa inteligente? Davi estava prestes a se tornar rei, e tinha ido para o deserto de Maom. Lá, encontrou os homens de Nabal tosquiando as ovelhas. Davi garantiu o bem-estar deles. Mais tarde, Davi precisou de ajuda e resolveu recorrer a Nabal, na esperança que ele devolvesse a gentileza.

Quando os mensageiros foram até Nabal, ele agiu como de costume. Foi rude, insensível e mal educado. Desconhecia esse tal Davi, nem lhe daria coisa alguma. (25.10). Nabal não tinha idéia com quem estava lidando.Regressando os mensageiros, Davi preparou 400 soldados e foi fazer sua apresentação a Nabal, pessoalmente. Um dos servos de Nabal foi até Abigail e contou como Davi os havia protegido e agora vinha para a vingança.

Então, Abigail preparou toda a alimentação necessária e enviou a Davi, sem Nabal saber. Encontrou a Davi e pediu desculpas em nome dela e intercedeu por Nabal e todos os seus servos. Abigail era temente a Deus. Enquanto Abigail salvava toda sua casa, Nabal estava bêbado, em casa, dando uma festa. Quando soube o que ocorreu, teve um ataque cardíaco e morreu.

Hoje, ainda há vários casais tipo Abigail e Nabal. É difícil um lar assim. Porém, o bom senso, a sabedoria e testemunho cristão, podem salvar a todos. Confie em Deus!

Deus sabe como lidar com os maridos e com as esposas.