Como aumentar o repertório para a redação do Enem

Algumas propostas de redação vêm acompanhadas de coletâneas de textos de razoável extensão.

Com essa medida as Bancas examinadoras pretendem tornar o exercício de redigir durante a prova um pouco menos artificial e isso pode ajudar um estudante a chegar próximo de uma nota 1000 na redação.

Vamos entender melhor esse ponto: na vida cotidiana, antes de iniciar uma redação, qualquer redator faz uma pesquisa sobre o assunto, a fim de ampliar o seu repertório de informações e selecionar argumentos que deem sustentação às suas ideias.

Como isso não é previsto no momento da aplicação da prova, a redação de vestibular se configura como um exercício de escrita bastante artificial, muito distanciado das situações reais de produção textual.

Os Segredos Da Redação Perfeita

Para minimizar esse problema, a maioria das bancas oferece como suporte uma coletânea seletiva que cumpra um papel similar ao dos textos que o candidato poderia tomar como base se lhe dessem tempo para pesquisar.


Assim como ocorre quando se faz qualquer pesquisa, na coletânea o candidato encontra textos de diversos gêneros, que podem ser úteis ou não, dependendo do tipo de orientação argumentativa que ele pretende adotar.

A seleção dos dados da coletânea

Por isso é necessário, antes de tudo, distinguir entre os dados apresentados as informações úteis e as inúteis.

O critério para esse julgamento é o projeto de texto do candidato, portanto, é um critério bastante pessoal: é útil a informação que se articula ao repertório do redator e que serve para defender e confirmar seu posicionamento.

Um dado desconectado da progressão do texto, mesmo que interessante para o debate, não deve ser aproveitado.

E importante selecionar apenas os dados mais relevantes para os objetivos pretendidos com aquela dissertação.

A tentativa de aproveitar todos os dados da coletânea ou a maioria deles não dá bom resultado; ao contrário, denuncia a falta de critério na seleção dos dados mais pertinentes e relevantes para a tese.

Quem tenta inserir todos ou mesmo a maioria dos dados da coletânea, em geral, o faz de forma forçada, prejudicando a coesão e a coerência, o que afeta a progressão textual.

O resultado costuma ser uma colcha de retalhos, em que não se percebe um projeto de texto autoral, que sugira a presença de um enunciador crítico responsável pela organização do texto.