Como fazer descrições na redação

Todo aluno que se preze vai se preparar para fazer bem o Enem.

Dentre os aspectos mais desejados, fazer uma redação nota 10 no Enem é, talvez, o principal.

Uma das tipologias textuais mais deixadas de lado, mas que pode servir de suporte para  produção do texto na prova e também para a correta interpretação dos textos no Enem é a descrição.

Neste artigo vamos entender um pouco mais os elementos que ajudam a fazer uma boa descrição.

Uma coisa é certa, seguindo nossas dicas e praticando, você certamente irá bem no Enem.

PUBLICIDADE

Assim como em outros artigos em que mostro como fazer a redação perfeita no Enem, neste quero mostrar como fazer descrições na redação.

Como fazer descrições na redação – estrutura

DESCREVER é criar com palavras a “imagem” do objeto descrito. É configurar. É “pintar com palavras”. Para que a descrição ocorra, há necessidade de que o objeto descrito seja caracterizado por elementos que demonstrem e comprovem que ele foi apreendido sensorialmente. Se quer aprender como fazer descrições na redação, atente para os seguintes elementos:

1.  Substantivos que nomeiem os traços do objeto descrito.

Exemplo:

“Procuro casa para comprar ou alugar, construção antiga mas conservada, localização privilegiada — nem tão distante da cidade nem muito fora dela —, estilo clássico e com amplas acomodações: quatro ou cinco dormitórios, salas de jantar e de visita, terraço ladeando boa parte da casa, cozinha espaçosa, garagem para cinco carros, dependências para empregados e área de serviço de bom tamanho. De preferência, enriquecida por soberba área verde. Tratar com João Afonso de Albuquerque Falcão, pelo telefone 55443322.”

PUBLICIDADE

2. Adjetivos e/ou locuções adjetivas que caracterizem o substantivo.

Exemplo:

“Ela era gorda, baixa, sardenta e de cabelos excessivamente crespos, meio arruivados. Tinha um busto enorme, enquanto nós todas ainda éramos achatadas.” (Clarice Lispector)

3. Verbos de estado, que anulem a noção de ação.

Exemplo:

PUBLICIDADE

“Era um dia abafadiço e aborrecido. A pobre cidade de São Luís do Maranhão parecia entorpecida pelo calor” (Aluísio Azevedo)

4. Verbos geralmente no pretérito imperfeito do indicativo.

Exemplo:

“No fim da rua havia um terreno baldio e, no fundo deste, uma casa em ruínas, na qual Lúcia e eu costumávamos brincar. Todos diziam que a casa era mal-assombrada, que fantasmas eram vistos seguidos por ali. Mas Lúcia e eu não tínhamos medo de nada. Estávamos ambos com dez anos, idade em que as crianças costumam ter medo de fantasmas: mas nós, nós não tínhamos medo de nada (…)”. (Moacyr Scliar)

5. Metáforas e comparações.

PUBLICIDADE

Exemplos:

“Aquela sala me incomodava. Ali, até hoje se encontra a herança da família: imponente, pesada. O papel-de-parede ainda é o retraio puro das traições que minha avó suportou.” (Volney)

“Era um pobre coitado, fugindo do açoite,/ como um preto na noite.” (Filó)

6. Elementos sensoriais soltos ou agrupados em sinestesia.

Exemplo:

“Era um dia abafadiço e aborrecido. A pobre cidade de São Luís do Maranhão parecia entorpecida pelo calor. Quase que não se podia sair à rua: as pedras escaldavam: as vidraças e os lampiões faiscavam ao sol como enormes diamantes: as paredes tinham reverberações de prata polida: as folhas das árvores nem se mexiam: as carroças d’água passavam ruidosamente a todo instante, abalando os prédios; e os aguadeiros, em manga de camisa e pernas arregaçadas, invadiam sem cerimonia as casas para encher as banheiras e os potes. Em certos pontos não se encontrava viva alma; tudo estava concentrado, adormecido: só os pretos faziam as compras para o jantar, ou andavam no ganho.” (Aluísio Azevedo)

Como estudar corretamente para o Enem?

Você tem dificuldade de concentrar-se? Tem dificuldade em organizar os estudos em Língua Portuguesa para o Enem? Precisa de um método que guie seus esforços para que suas forças não sejam colocadas no lugar errado. Eu criei o Português Pra Passar justamente para você não se preocupar com isso. Este é um método passo a passo que pode transformar qualquer pessoa em um estudante do qual todos terão “inveja” e que escreve uma redação perfeita para o Enem.

 

➡ Acesse o PORTUGUÊS PRA PASSAR
 

Acesse o site e conheça um pouco mais sobre o método, ouça os depoimentos e veja se não é exatamente isso que falta para você deslanchar nos estudos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

10 + seis =