Critérios de correção para redações
Uma das dificuldades que muitos professores têm na hora de corrigir os textos de seus alunos é identificar e quantificar um valor para cada erro cometido. Mais comum que essa dificuldade é limitar-se a corrigir problemas ortográficos e deixar de lado outros aspectos que, em tempos de Enem, se tornaram uma dificuldade a mais para os alunos. Outro ponto importante é que dia a dia chegam a este site um grande número de alunos sedentos por saber o que devem fazer para melhorar seus textos. Já falei sobre a estrutura de forma bastante detalhada no post em que ensino a fazer uma boa redação no concurso público. Além disso, comentei sobre critérios num outro artigo já publicado aqui mesmo. Confira lá.
Bem, o que publico abaixo são os critérios que eu uso para corrigir as redações de meus alunos e a maneira como abordo cada um dos aspectos no bilhete que escrevo para devolver-lhes a produção escrita. Este guia sofre adaptações conforme a proposta. Se, por exemplo, o texto é pedido no formato do Enem, surge um critério que é a proposta de intervenção. De maneira geral, no entanto, sigo cada um dos tópicos aqui. Abordo a narrativa também já que aqui e entre meus alunos tenho professores e esta é sempre uma modalidade trabalhada nos primeiros anos do 1º EM.
I — ASPECTO ESTÉTICO
A) O que observar?
1. Legibilidade da letra;
2. Paragrafação;
3. Margens regulares;
4. Travessão;
5. Ausência de rasuras.
B) Como anotar?
1. Melhore a letra;
2. Faça letra legível;
3. Evite rasuras;
4. Não separe muito as letras da palavra;
5. Faça uma letra mais uniforme;
6. Indique parágrafo;
7. Deixe espaço para indicar parágrafo;
8. Faça parágrafo;
9. Faça margens regulares;
10. Diminua o tamanho do travessão;
11. Use o travessão em parágrafo.
II — ASPECTO GRAMATICAL
A) O que observar?
1. Ortografia;
2. Acentuação;
3. Concordância;
4. Pontuação;
5. Colocação pronominal;
6. Regência verbal.
B) Como anotar?
1. Observe a grafia correta das seguintes palavras;
2. Consulte no dicionário a grafia correta das palavras circuladas;
3. Acentue corretamente as palavras sublinhadas;
4. Observe a colocação correta do acento nas seguintes palavras:… Observe a acentuação correta de…
5. Veja o sujeito do verbo…
6. Empregue corretamente…
- a virgula.
- o ponto final.
- o ponto de interrogação.
III — ASPECTO ESTILÍSTICO
A) O que observar?
1. Repetição de palavras;
2. Frases longas;
3. Emprego de palavras desnecessárias;
4. Uso inadequado do pronome onde;
5. Uso de adjetivos inexpressivos (significação muito ampla);
6. Presença de elementos (conectivos) da língua falada;
7. Emprego repetitivo das palavras que, porque e mas;
8. Prolixidade.
B) Como anotar?
1. Evite repetição de uma mesma palavra;
2. Evite repetição inexpressiva de uma mesma palavra;
3. Elimine as palavras circuladas;
4. Substitua a(s) palavra(s) “…”
- por outras de sentido mais preciso.
- de significação mais específica.
- mais expressivas.
5. Frase confusa.
- Reescreva-a.
- Reestruture-a.
- Dê nova redação a ela.
- Escreva de uma outra forma.
- Pense melhor no que você quer
– comunicar.
– dizer.
– transmitir.
– expressar.
6. Frase muito longa. Reescreva-a. (item anterior)
IV — ASPECTO ESTRUTURAL
A) O que observar?
1. Presença de um conflito básico ou de uma ideia central;
2. Sequência lógico-temporal;
3. Sequência entre as ideias;
4. Presença de aspectos pertinentes à ideia (conflito) central;
5. Mundo interior da personagem (o que ela pensa e sente);
6. Seleção das falas da personagem;
7. Caracterização física e/ou psicológica da personagem;
8. Criação do suspense;
9. Introdução clichê;
10. Desfecho clichê;
11. Coerência do foco narrativo.
B) Como anotar?
1. Detalhe este momento da personagem. Aprofunde este instante da história;
2.
- Conte o que a personagem pensou e/ou sentiu.
- Conte os pensamentos e/ou os sentimentos da personagem.
- Penetre no mundo interior da personagem.
- Faça sua personagem pensar.
- Diga o que sua personagem sentiu.
- Explore o mundo interior de sua personagem.
- O que será que a personagem deve ou pode estar pensando?
3. Descreva a personagem.
- o ambiente;
- o lugar;
- este objeto.
4. Apresente alguns detalhes da personagem.
- do ambiente.
- do lugar.
- do objeto.
5. Elimine estes fatos. São desnecessários…
- ao contexto da história.
- à sequência da história.
- ao conflito da personagem;
6. Aproxime-se mais de sua personagem. Apresente detalhes significativos, importantes, novos, sugestivos;
7. Faça sua personagem pensar no passado (no futuro, ou em fatos passados);
8. Mantenha o mesmo foco narrativo. Não mude o foco narrativo;
9. Elimine estas falas. São desnecessárias.
V — RECADO FINAL
Destacar o aspecto mais crítico observado na redação. Este bilhete deve, de preferência, conter duas partes:
1) elogio;
2) crítica.
Algumas sugestões de bilhete:
Seu texto está [bom/ muito bom/ ótimo], mas pode ser melhorado se…
Seu texto está [bom/ muito bom/ ótimo], mas procure melhorar os seguintes…
Seu texto apresenta muitos pontos positivos:… Procure, no entanto,…
Reescreva seu texto observando sobretudo…
Ao reescrever seu texto observe principalmente…
Sua personagem é muito rica. Faltou, no entanto,…
Suas ideias são muito boas. Faltou, no entanto,…
Você contou uma história [muito gostosa divertida, atraente]. Cuide, porém…
Parabéns! Gostei muito de seu texto.
Continue assim!
Seu texto me deixou emocionado.
Que beleza, hein rapaz? garoto(a)
Que bacana! Joia!
Gostei tanto de seu texto que o li mais de uma vez!