Exercício sobre Arte e Literatura o Enem

Neste artigo vamos pensar um pouco no conceito de arte. É uma das primeiras aulas de Literatura no Ensino Médio e propõe uma reflexão sobre o assunto. Faremos isso pela leitura de um fragmento do livro História Geral da Arte e, em seguida, por exercícios de Literatura já com gabarito. Vamos lá? Caso queira voltar ao índice de Literatura em nosso site, clique aqui.

O que é arte?

“Por que isto é arte?” “O que é arte?” Poucas perguntas provocarão polêmica mais acesa e tão poucas respostas satisfatórias. Embora não cheguemos a nenhuma conclusão definitiva, podemos ainda assim lançar alguma luz sobre estas questões. Para nós, arte é, antes de mais nada, uma palavra, uma palavra que reconhece quer o conceito de arte, quer o fato de sua existência. Sem a palavra, poderíamos até duvidar da própria existência da arte, e é um fato que o termo não existe na língua de todas as sociedades. No entanto, faz-se arte em toda a parte. A arte é, portanto, também um objeto, mas não é um objeto qualquer. A arte é um objeto estético, feito para ser visto e apreciado pelo seu valor intrínseco. As suas características especiais fazem da arte um objeto à parte, por isso mesmo muitas vezes colocado à parte, longe da vida cotidiana, em museus, igrejas ou cavernas. E o que se entende por estético? A estética costuma ser definida como “o que diz respeito ao que é belo”.

H. W. Janson. História geral da arte. Adaptação e preparação do texto para a edição brasileira Maurício Balthazar Leal. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2001. p. 11-2.

1. Identifique as afirmações que podem ser corretamente deduzidas do texto de H. W. Janson (releia o texto, ou partes dele, todas as vezes que julgar necessário).

a)  Não existe um conceito de arte.Trata-se apenas de uma palavra utilizada para encobrir esse vazio conceitual.


b)  É tal a complexidade do conceito de arte que nem mesmo os especialistas conseguem chegar a uma definição satisfatória e consensual.

c) Se em nossa cultura existe a palavra arte e realidades identificadas como obras de arte, então existe um conceito e realizações humanas que concretizam esse conceito. Mas podemos duvidar de que seja um conceito universal, existente em todas as culturas.

d) Sendo a arte um objeto estético, podemos dizer que tudo que é belo pode ser considerado arte.

e)  Para ser considerado obra de arte, um objeto deve ser belo, perfeito e adequado à utilidade prática para a qual foi produzido.

f)  Ao afirmar que o objeto estético é “feito paca ser visto e apreciado pelo seu valor intrínseco”, Janson exclui da definição de arte as funções práticas e utilitárias que as obras possam ter.

2. Nas leituras aqui do maiseducativo.com.br falamos sobre um critério de julgamento muito comum: o principal valor artístico de um quadro reside na fidelidade da representação, ou seja, a obra de arte deve se conformar à aparência do mundo real. Escreva agora um pequeno texto, respondendo novamente à questão: Você concorda com esse critério de julgamento? Em sua resposta, leve em consideração a definição de arte dada por H. W.

Gabarito dos exercícios

1. Respostas: b, c; d, f.
2. Resposta pessoal.

Sugestão de atividade-extra de Literatura

Procure reproduções de pinturas em livros de arte ou na internet.

Observe nelas o grau de fidelidade com que o artista representa a realidade. Você se surpreenderá com a grande variedade de relação entre as representações e as coisas representadas. Encontrará até alguns quadros, chamados de “pintura abstrata”, em que os pintores apenas combinam formas e cores, sem qualquer referência direta à realidade.

E aí? Gostou do Exercício? sabia que existem centenas de outras atividades exclusivas lá no curso Português Pra Passar? Clique agora mesmo no link lá no cabeçalho do site.