Fome e fomes [MINUTO COM DEUS]

Oração do dia – Minuto com Deus

Senhor meu Deus, graças te dou por seu grande amor, suas bençãos e bondade.
Graças te dou por me guiar e proteger.
Por olhar para mim em meus tempos de incertezas e levantar-me.
Graças te dou por confortar meu coração e providenciar tudo o que preciso para viver em Ti.
Agradeço por tirar meus medos, preocupações e estar comigo todos os dias.
Esteja comigo, Pai.
Amém.

Meditação do dia – Como estudar a Bíblia

Leitura Bíblica: Amós 8.4-14
Eis que vêm dias em que enviarei fome sobre a terra, não de pão, mas de ouvir a Palavra do Senhor (Am 8.11).

Fome é o que mais se tem noticiado, em todas as nações, em todas as áreas e todos os níveis. Há fome de paz, fome de progresso, fome de normalidade social, fome de tranqüilidade, fome de justiça, fome de roupas, etc… e fome da Palavra de Deus.

Parece que o profeta Amós está profetizando que este tempo está chegando: “eis que vêm dias, diz o Senhor, em que enviarei fome sobre a terra, não de pão nem de sede de água, mas de ouvir as palavras do Senhor”. Podemos sentir que o povo está com fome da Palavra de Deus e tem desejo de estudá-la; o triste é que, em algumas nações, não existe livre acesso a ela.

Indo a Anápolis, certa ocasião, vimos um grande outdoor à entrada da cidade: “O meu povo está sendo destruído porque lhe falta o conhecimento”. Aquela publicação, talvez de alguma igreja evangélica, mostrava a todos a necessidade de buscar o conhecimento de Deus em sua Palavra, como nos ensina o profeta Oséias (4.6).

Na multiplicação dos pães, Jesus disse aos discípulos que a multidão não precisava ir embora por causa da hora tardia: “Não precisam ir, deem-lhes vocês algo para comer” (Mt 14.16); do mesmo modo ele diz a cada um de nós que devemos propagar a sua Palavra de modo a alimentar as pessoas com ela.

Há aqui duas posições: a primeira pode ser encontrada no profeta Oséias (6.3) que diz: “Conheçamos o Senhor; esforce-mo-nos por conhecê-lo; tão certo como nasce o sol, Ele virá nos ajudar”. A Palavra de Deus é o instrumento para este fim.

A segunda é compartilhar o que você tem com quem não tem nada no coração e na vida, conforme dizem os profetas Ezequiel e Jeremias: “Ouça atentamente e guarde no coração todas as palavras que eu lhe disser” (Ez 3.10) e “achadas as tuas palavras, logo as comi e elas foram gozo e alegria para o meu coração” (Jr 15.16).

Vamos saciar esta fome com Jesus.