Infográfico explicativo com sintomas da pressão alta
A pressão desestabilizada, também com o nome de hipertensão arterial, é designada pela pressão além de 14 por 9 (140 X 90 mmHg). É uma disfunção que não tem cura e, quando não é devidamente questionada, pode elevar o risco de desenvolve problemas de saúde graves, como infarto, derrame ou comprometimento renal.
A pressão desestabilizada não tem recobro, mas pode ser controlada com medicação indicada pelo cardiologista, além de uma alimentação pobre em sal e gorduras e a prática regular de exercício físico.
Em nosso projeto online você vai saber mais sobre Dieta para baixar pressão alta
A pressão arterial elevada é uma doença silenciosa. Geralmente, só causa sintomas como tonturas, visão turva ou falta de ar quando a pressão está muito elevada, durante o que chamamos de crise de hipertensão. Nestas ocasiões, ocorre um aumento rápido e severo da pressão arterial com níveis de pressão diastólica, que deveria ser inferior a 90, acima de 120 mmHg, sendo recomendado o indivíduo procurar o pronto socorro.
Pacientes já hipertensos, em uso diário de medicação, podem apresentar valores de pressão alterados, mesmo sem sentir nada. Nessas diferentes oportunidades, normalmente, é recomendado tomar uma dose extra do remédio que o paciente já utiliza e consultar seu médico para reavaliação e ajuste do tratamento.
Os sintomas de pressão desestabilizada não se manifestam em todos os pacientes, mas podem incluir Enjoos, Tonturas, Dor na nuca, Dificuldade para respirar, Visão embaçada e Dor no peito.
Caso o indivíduo comece a apresentar estes mostras, ele deve ser levado para o hospital para avaliação.
É normal, porém, que a pressão arterial aumente em situações como susto, noite mal dormida, após uma discussão ou durante e após a atividade física, não sendo, necessariamente, sinal de problemas de saúde.
O tratamento para hipertensão pode ser feito com a ingestão diária de medicamentos anti-hipertensivos, como Enalapril, Losartana ou Lisinopril, por exemplo.
Além disso, para ajudar a tratar a pressão elevada é recomendado ingerir alimentos com pouco sal e gordura, indicada pelo nutricionista, e praticar exercícios físicos regulares, conforme orientação médica e de um preparador físico. É o mesmo conselho dada a quem descobriu que está com câncer. Isso é chamado de dieta anti câncer.
O paciente hipertenso deverá fazer acompanhamento com o cardiologista a cada 3 meses ou conforme orientação de seu clínico. Ele pode também ler este artigo sobre como baixar a pressão alta.