Mãos e coração puros todos os dias

Leitura: Salmo 24.1 -6

“Aquele que tem mãos limpas e coração puro…” (SI 24.4).

Antigo programa humorístico apresentava um quadro onde o ator dizia ser honesto, exceto as mãos. Quando interrogado do motivo de seus roubos, a resposta era sempre a mesma – A culpa não é minha, mas das minhas mãos. Não me obedecem, mas o resto do corpo é honesto!

O modelo de vida cristã que alguns desenvolveram, parece o mesmo argumento absurdo deste ator. Procuram sempre algo ou alguém que leve a culpa dos seus pecados. Vivem se desculpando sem assumir que o problema não é em parte, mas no todo. Sobre isto, Jesus respondeu uma pergunta formulada pelos fariseus e mestres da Lei, incomodados pelo fato de os discípulos de Jesus não lavarem as mãos antes de comer, conforme a tradição judaica – “O que entra pela boca não torna o homem impuro, mas o que sai de sua boca isto o torna impuro” (Mt 15.10).

Jesus referia-se ao coração como fonte de tudo que se fala. Naqueles dias, o coração representava o centro da vida, parte mais íntima e controladora de todas as ações. Se desejamos mudar alguma atitude exterior, precisamos mexer em nosso interior. Tratar a causa, não o efeito. Esta mesma ideia expressou Davi, autor deste Salmo. Quem estaria habilitado a viver na presença de Deus? No versículo 4, seu pensamento coloca dois elementos básicos: mãos limpas e coração puro.

Algumas versões bíblicas traduzem: ausência de maldade e coração sem malícia. Nossas atitudes e relacionamentos mudam quando colocamos a maldade e a malícia sob domínio do Espírito de Deus. Como fazer isto? Entregue seu sistema de valores a Deus e qualifique-se para habitar com Ele.


Nas moradas de Deus pode estar qualquer um, mas não de qualquer jeito.