Modelos de planejamento anual para imprimir
Todo começo de ano alguns professores entortam o bico quando lhes é pedido o planejamento anual de suas aulas. Questionam se o do ano passado não serve ou mesmo se há mesmo necessidade visto que basta copiar o conteúdo programático das apostilas ou mesmo do livro didático. Não. Esta é a resposta que se ouve dos coordenadores, pois a cada ano surgem novas necessidades, o material humano e pedagógico é diferente e, por isso, surge a necessidade de reformular algumas coisas que não deram tão certo.
A grande questão é que o tempo passa muito rápido, e quando menos percebemos já acabou a aula, a semana, o bimestre, o ano, e ainda não ensinamos tudo o que era preciso. O mesmo acontece em outras áreas da vida: quando vemos já acabou o ano e não fizemos aquela ginástica, não lemos aquele livro, não visitamos aquela pessoa, não fizemos aquele curso… A lista pode ser grande.
Dizem que o problema está na falta de prioridades. Provavelmente esteja, sim, na perda de tempo e na falta de um planejamento bem pensado e bem elaborado. Mas isso dá trabalho.
Tudo na vida está ligado ao custo-benefício. Na escola não é muito diferente. É verdade que o salário é um forte estímulo para se fazer um bom planejamento e ministrar boas aulas. Faz parte da lógica do mundo do trabalho. Mas outra lógica também é certa: em qualquer situação em que o professor estiver, recebendo muito ou pouco, o compromisso com a sua reputação profissional será o mesmo.
Por razões que não cabe aqui discutir, a trajetória da educação no Brasil é marcada por ondas pedagógicas. O que destacamos como herança dessa trajetória, independentemente dos avanços ou retrocessos, é a rejeição que se criou em torno da palavra planejamento, em virtude de se viver ao sabor desses ventos pedagógicos, com palavras de ordem como inovar, renovar e mudar, muitas vezes mudando tudo, inclusive o que está dando certo.
Quem não se lembra da taxonomia de Bloom? Dos objetivos procedimentais, conceituais, atitudinais? Do aprender a conhecer, fazer, ser e conviver? Dos objetivos essenciais e periféricos? Hoje falamos em competências e habilidades. O que muitos não percebem é que todos falam a mesma coisa com nomes diferentes.
Provavelmente, esse cenário tenha contribuído para que o planejamento seja visto por muitos professores como uma perda de tempo, um documento burocrático feito uma vez por ano para ser arquivado. Pensam que só precisam copiar e colar os conteúdos do livro didático, distribuindo-os ao longo dos bimestres ou, mais fácil ainda, que só é preciso trocar a data do planejamento do ano passado e entregá-lo para ficar livre de cobranças, pois lá na sala de aula, onde tudo acontece, o professor já sabe o que tem que fazer. Portanto, quem sabe de verdade faz ao vivo.
Problemas de indisciplina, por exemplo, podem acontecer com mais facilidade em aulas que não foram planejadas. Qs alunos percebem os improvisos, sentem quando o professor está ligado no piloto automático e se aproveitam disso. A improvisação é necessária, mas não pode ser frequente. Da mesma forma, a rotina sem inspiração e sem objetivo também é percebida. Nestes casos, o melhor remédio contra esses males é o planejamento.
Dificilmente se ensina a um pedreiro como assentar tijolos ou a um dentista como obturar um dente, ou a um professor como planejar as aulas, mas pode-se ajudá-lo a otimizar seu tempo e, quem sabe, orientá-lo a aproveitar melhor as potencialidades de seus alunos.
Bem, dito isso, quero apresentar, a seguir, apenas alguns aspectos a serem considerados na elaboração do planejamento.
1. Objetivos gerais
Uma avaliação diagnostica, tanto no início do ano como no fim, lista as dificuldades básicas apresentadas pelos alunos em sua disciplina, para que nos objetivos gerais do planejamento você possa deixar claro qual será a sua meta no novo ano. Os objetivos se referem ao desempenho esperado ao fim do processo. Se, por exemplo, o objetivo for desenvolver bons leitores, isso norteará quais desafios serão propostos em relação à leitura.
2. Conteúdos
Embora a lista de conteúdos seja pré–determinada pelo governo, pelos vestibulares e pelos livros didáticos, você pode, a partir da sua experiência e da visão que tem da sua disciplina, estabelecer a ordem de prioridades. Pode acrescentar conteúdos ou estabelecer o tempo de permanência em cada tópico ou conteúdo.
3. Objetivos específicos
Muitos cedem à tentação de pegar uma lista imensa de verbos como: conhecer, saber, compreender, etc. e tentam variá-los no início de cada objetivo. Com isso, acabam colocando qualquer verbo só para deixar a “coisa” bonita e pronta. Podem pensar: tanto faz, eu já sei o que tem que ser trabalhado sobre esse assunto. Nesse caso, o planejamento é mesmo uma grande perda de tempo.
Mas, afinal, onde está a utilidade ou-a importância desses verbos? É por meio de operações mentais, como: resumir um texto, explicar uma questão, analisar um problema, comparar duas situações, etc, que o aluno desenvolve o pensamento.
Essa é a hora de definir que operações mentais se deve privilegiar na sua disciplina, e no passo seguinte, pensar como ajudar os alunos a desenvolvê-los a partir do conteúdo a ser ensinado.
4. Estratégias de ensino
Explicar bem, ter carisma, ter senso de humor e ser apresentável são fatores importantes para o sucesso do professor, mas sem um plano de trabalho que busque recursos e estratégias que despertem o interesse, muito se perderá daquilo que se poderia alcançar.
Aulas expositivas são boas quando acompanhadas de perguntas e questio-namentos, mas é preciso diversificar as estratégias de ensino para atingir todos os tipos de aprendizagem. Não é bom
se limitar aos exemplos e recursos trazidos pelo livro didático. Ele é um guia para o aluno, a ele devem sempre ser acrescentados outros materiais e outras fontes para enriquecer as aulas.
Aulas que envolvem movimentação, como: debate, painel, seminário e ati-vidade em grupo ou em dupla podem dar mais trabalho, mas desenvolvem a autonomia do aluno. Por outro lado, não é prudente ceder à tentação de usá–los como uma forma de descansar um pouco. Não é difícil encontrar situações em que o professor divida os capítulos do livro entre os grupos e assim passe um bimestre vivendo de seminários.
5. Avaliação
Grande parte da frustração com as avaliações escritas nos moldes tradicionais está relacionada à sua elaboração. Ainda é comum se trabalhar de uma maneira durante as aulas e na hora da avaliação o aluno se deparar com questões que lhe pedem as tais habilidades (os verbos) colocadas nos objetivos específicos, como: “Compare os processos de formação dos Estados nacionais francês e inglês” quando na verdade o professor não fez esse tipo de comparação durante a explicação; ele apenas falou de um e de outro. Daí, a importância não só de variar os instrumentos de avaliação, como também de elaborar provas que exijam as mesmas operações mentais desenvolvidas durante as aulas.
O bom ensino depende da qualidade das atividades propostas, se elas são ricas em oportunidades para pensar. Essa é uma boa razão para tomar tempo para o planejamento anual ou bimestral. Mas muitos dizem “não tenho tempo para isso!
Neste artigo você poderá encontrar modelos de planejamento anual para imprimir. Apesar de já termos começado o ano, fica como dica para reavaliar o que você já fez ou pra tirar o atraso na burocracia escolar. Imprima este modelo de planejamento e adapte às necessidades da sua escola e de seus alunos.
EDUCAÇÃO INFANTIL – PLANEJAMENTO ANUAL – MODELO (Imprimir)
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texto
ALGUNS MODELOS DE PLANOS DE AULA E PLANEJAMENTO ANUAL ENSINO FUNDAMENTAL ALFABETIZAÇÃO PARA IMPRIMIR
PLANEJAMENTO ANUAL 1° ANO ENS FUNDAMENTAL ATIVIDADES (IMAGENS) PARA IMPRIMIR
Boa tarde!
Gostei muito das ideias apresentadas. Parabéns!
Estou tentando preparar uma agenda para 20 alunos do 6º ano da de uma escola municipal da zona rural. São alunos oriundos de séries multisseriadas e estão apresentando muita dificuldade de adaptação aos vários professores, matérias e organização de suas vidas acadêmicas. Pensei em montar uma agenda funcional, imprimir e encadernar. As que são vendidas nas lojas possuem espaço pequeno e não contém dados necessários para os alunos. Procurei na internet modelos para imprimir e montar do meu jeito, mas não encontrei. Você pode me ajudar? Sou psicopedadoga e meus alunos são muito necessitados.
Muito obrigada!
Solange
Gostei da publicação. Gostaria de ler modelos, ideias para o ensino médio. Obrigado!!!!
Excelente dicas. Planejamento é o calcanhar de Aquiles de muitos professores.
Gostei muito de sua publicação.Gostaria de mais modelos para o 5º ano ano do ensino fundamental
Ótima leitura. Bons modelos.
Gostaria de receber modelos de planos para o fundamental II DO 6 ao 9˚ ano
Gostaria de receber modelos do ensino fundamental da disciplina de português do 6 ao 9 ano.
gstaria de receber por email o do 2 ano fundamental.meu email: julianacamarasinop@hotmail.com
Boa tarde!
Estou preparando o plano de trabalho de 2018 para o 7º ano do ensino fundamental com:
– Competências /Habilidades
-Conteúdos
-Metodologia/estrategias
-Recursos
O que tem de novo é Fomento a Pesquisa. ( Organizei um projeto e minha orientadora disse não ser isso.Falou que é a forma como eu organizar as questões para trabalhar seus conteúdos)
Tens um exemplo?
gostei do material, de acordo com as dificuldades encontradas através do dignóstico da minha escola esse material é fantástico !
gostaria de receber esse material no meu e-mail
cydaferreira77@gmail.com
BOM DIA GOSTARIA DE RECEBER MODELOS DE PLANO DE AULA DO ENSINO MÉDIO.
GOSTARIA DE RECEBER NO MEU EMAIL PLANO DE AULA DO ENSINO MÉDIO CONTENDO COMPETÊNCIAS E HABILIDADES (TEREI QUE ENTREGAR – TEMA: REGÊNCIA VERBAL).
ARMANDO BERREDO.
armandoberredo@ig.com.br
Gostaria de receber plano de trabalho do 6°ano
Olá! Primeiramente, parabéns pelo trabalho.
Gostaria de saber se vc tem planejamento de língua portuguesa, para fundamental ll e médio.
Obrigada.
Adorei o seu trabalho. Sou professora do 3º ano do fundamental 1 e é meu primeiro emprego. passei num concurso e comecei a trabalhar a um mês. Estou meio perdida ainda.
Gostaria de receber modelos, e ideias de ensino médio. Obrigada . Fico no aguardo
Gostaria de receber modelos de planos do fundamental II de todas as disciplinas.
O meu email é cijunior164@gmai l.com
Bom dia ! Queria receber planejamento de língua portuguesa do 6 ao 9 ano . Obrigada e parabéns !!!!
Boa tarde,
Por gentileza, haveria a possibilidade de modelos para Fund II de Arte, do 6° ao 9°ano.
Grata!
bom dia amei as explicações. gostaria de receber no meu email planeja mento do ensino medio,
Olá, vc tem um modelo de planejamento para educação infantil com base na BNCC? Me envie, por favor. valdenizegurjao@yahoo.com.br
Boa noite! Gostaria de modelo de planejamento anual para sala multisseriada. Desde já agradeço
Quero receber mais comentários e modelos de planos de aula para as séries finais do fundamental e também para o ensino médio. Ambos planos de língua portuguesa
Quero receber Plano anual do 1 ° e 2° ano completos .. Desde já agradeço.
Excelente! Gostaria de receber no meu gmail para o 3 ano Fundamental.