Monografis – Orientador TCC – Funciona? Vale a Pena? Testamos!

Como professor de Língua Portuguesa, é bastante comum receber em determinadas épocas do ano, o contato de estudantes que precisam fazer e entregar o TCC com urgência.

O motivo do contato é, quase sempre, o mesmo: correção do trabalho.

Minha experiência, porém, diz que este não é o maior problema desses trabalhos que me chegam à mão. O maior problema é a questão estrutural.

Os alunos ainda não sabem o que é que cada parte do TCC deve apresentar e, quando sabem, esbarram na falta de tempo. Pesquisando sobre o assunto, acabei chegando a uma ferramenta que tem ajudado bastante esses “desesperados”.

Não sei se é esta a sua situação hoje em dia. Se for, posso dizer com sinceridade que só vai continuar sofrendo se quiser mesmo.

PUBLICIDADE

Veja o porquê logo abaixo neste artigo que escrevi para ajudar estudantes que estão na época de escrita e apresentação de TCC

Monografis – Orientador TCC funciona mesmo? Vale a pena o investimento? 

Como disse antes, neste artigo de hoje contarei um pouco do meu teste com a ferramente Monografis – Orientador TCC.

Será que ela realmente funciona? Será que vale a pena investir nessa ferramenta? Será que cumpre o prometido?

Continue lendo e entenderá se essa ferramenta é ou não útil para você.

O que é o Monografis – Orientador TCC?

PUBLICIDADE

Já faz algum tempo que as pessoas me perguntam se não há uma forma de fazer os trabalhos de TCC sem ter de decorar todas aquelas questões de formatação.

Eu, durante muito tempo, disse que não, mas já há algum tempo conheci duas ferramentas. A primeira delas é o TCC  Sem Drama, do Amilton Quintela.

O outro é o Monografis 3.0, o software orientador de TCC do Douglas Tybel, programa sobre o qual é este artigo.

Então resolvi, não só utilizar essa ferramenta para fazer o tcc da especialização que minha esposa faria como também o das pessoas que me procuravam.

Foi daí que surgiu a ideia de fazer este review para que ninguém tenha dúvidas se funciona ou não o Monografis 3.0.

PUBLICIDADE

E agora vou dar minha OPINIÃO SINCERA e mostrar os RESULTADOS pra vocês!

 

 

Meus primeiros contatos com o Monografis 3.0

Sou de uma época em que ainda se pesquisava em enciclopédia para fazer trabalho escolar. Tenho visto e sentido na pele essa mudança do meio analógico para o meio digital.

PUBLICIDADE

Foi assim que cheguei ao Monografis.

Precisava de um meio mais rápido e seguro para fazer os trabalhos das pessoas que me procuravam.

Minha rotina já não comportava mais o acréscimo de mais trabalhos e minha esposa não tinha tempo hábil para fazer seu trabalho de conclusão de curso.

Nesse aspecto, o Monografis nos salvou.

Mesmo um pouco desconfiado, pois achava que a proposta do sistema era gerar conteúdo automaticamente, eu e minha esposa arriscamos. Ela não queria um trabalho automatizado no conteúdo.

Bem, eu comprei, fizemos o treinamento, e depois começamos a usar o software seguindo as orientações do Douglas Tybel.

Logo no começo, tão acostumada ao meio analógico, minha esposa já ficou espantada com a velocidade com que conseguia organizar rápido todas as ideias que tinha, e em poucos dias conseguiu levantar todo o referencial teórico do seu tcc.

Minha esposa, com o referencial pronto e aprovado pelo orientador, começou a escrever a monografia, e vi como faz diferença usar a técnica TSAC, que o Douglas ensina no Monografis.

Obs.: A sigla TSAC significa:

● Tópico Frasal;

● Sustentação;

● Argumentação;

● Conclusão.

Você pode até achar que estou exagerando, mas essa técnica é um dos pontos de maior destaque do Monografis. Um dos maiores problemas que eu encontrava nos trabalhos dos alunos tinha a ver com a estrutura como afirmei lá no início deste artigo. Com o Monografis ficou fácil entender alguns dos pontos mais importantes de um trabalho de TCC:

➜ Qual a melhor maneira de começar um capítulo deixando muito bem claro qual o objetivo e a importância dele;

➜ Qual a melhor forma de sustentar e fundamentar os argumentos cientificamente (através de referências, transcrições e paráfrases nos locais corretos);

➜ O caminho mais seguro para desenvolver a discussão do tema mantendo a credibilidade e sem o famoso “encher linguiça” com conteúdo desnecessário;

➜ Como concluir um capítulo ou parágrafo de maneira perfeita;

➜ A melhor maneira de desenvolver um trabalho acadêmico/científico da maneira com que os professores esperam.

Então, depois de ver minha esposa usando e de usar também, posso dizer que o Monografis 3.0 já é uma das melhores ferramentas de criação e formatação de tcc.

Um comparativo com a redação do Enem

Deixe-me fazer uma comparação com a Redação

 

 

Como professor de Português, todo começo de ano já sabemos que haverá o Enem e os alunos ficam ansiosos para começar a escrever.

Querem temas todas as aulas, querem escrever todas as aulas e redações corrigidas todas as aulas.

Lecionando para quase 1200 alunos por semana, se tivesse de corrigir toda semana uma redação, teria sérios problemas com minhas outras atividades.

Minha ideia então foi trabalhar a redação em partes.

Em algumas aulas trabalhamos a introdução, mostro as técnicas e construímos na prática.

Depois falamos sobre as estratégias que podem ser usadas na argumentação. por último, fazemos a conclusão.

Neste aspecto, fragmentamos a construção no estudo dos orgãos de intervenção, formas de intervir, procedimentos e, por último, juntamos tudo.

Parece desconexo com o tema do post, mas não é.

Quando escolhi escrever a redação em partes e aprendemos a fazer bem cada uma delas, ficou fácil ter o texto completo ao final.

Alunos que nunca conseguiam sair da introdução agora fazem e fazem bem a produção de textos.

Suas notas aumentaram e o resultado do colégio ano após ano tem melhorado.

É justamente isso que o Monografis faz. A técnica de escrita em blocos ajuda muito, tanto para organizar melhor as ideias que quanto para escrever mais rápido e com mais eficiência (e o prazo era apertado)!

Quando se precisa fazer algum trabalho não se tem tempo, acabamos pensando no trabalho inteiro, já pronto. Isso nos impede de concentrar direito no que importa no momento. O Monografis resolveu este aspecto. Qualquer pessoa pode dividir o  trabalho em blocos e, assim, ficam muito mais.

A impressão que dá é que você está fazendo vários pequenos trabalhos. E no final, juntando tudo, se obtém o resultado esperado!

E a escrita em blocos também ajuda a evitar as distrações, as quais fazem perder muito tempo e eu conseguia escrever em média 1 página e meia por dia!

Para mim, com certeza, valeu muito a pena!

 

Quem é Douglas Tybel? Ele é Confiável?

Sou muito criterioso na apresentação de produtos que não foram feitos por mim ou por pessoas bem próximas.

Busquei muitas informações sobre o Douglas e tudo que li me mostram ser uma pessoa extremamente confiável.

Ninguém que seja um enrolador teria mais de 9 mil alunos, hoje em dia ele é um referencial se tratando de orientação de TCC, pois com anos e anos de experiência atuando como representante de banca, ele sabe exatamente o que você deve fazer para ter seu TCC Aprovado.

Eu sei muito bem que elaborar sozinho um TCC é muito difícil. Ainda mais quando o contexto da maioria é de trabalho durante o dia e estudos de noite.

É justamente aí que entra a figura do Douglas e do Monografis. Ter um mentor ao seu lado, lhe dizendo exatamente os passos que você deve dar para alcançar sucesso é a melhor forma de começar uma jornada.

 

Como o Software Monografis 2.0 Funciona?

Como já disse no meu testemunho acima, o Douglas Tybel te pega pela mão e te ensina a usar a ferramenta em detalhes.

Além disso, o curso tem 5 módulos, e no final, além de ter o seu trabalho pronto, você ganha um certificado que vale 30 horas complementares!

Uma vantagem interessante que o Monografis tem em relação aos outros programas é que, além de te ajudar a montar o trabalho, ele te dá várias sugestões de temas que podem ser desenvolvidos por você.

E olha que nem falei  das ferramentas como  o gerador de sumário, sugestões de palavras para iniciar frases e parágrafos, etc.

Por isso que eu digo que usar o software Monografis 3.0 é bem fácil.

Você cadastra o seu projeto e o sistema já mostra as principais seções/capítulos que ele vai ter.

Aí você pode adaptar ao jeito que você quer, adicionando ou excluindo seções e títulos.

E o interessante é que dentro cada “seção” do trabalho, existem que vão te orientar e mostrar exatamente o que escrever. Por exemplo:

Na seção Metodologia, existem 4 blocos dentro dela, onde em cada uma você vai montar o capítulo respeitando a regra do TSAC.

É realmente muito bom, não tem como esquecer de nada!

E em cada bloco tem um texto te orientando sobre o que você deve escrever.

Depois de finalizado, basta exportar o arquivo para o word e fazer as últimas revisões.

Sabem qual a melhor parte disso tudo? Ele já exporta para o Word dentro das regras de formatação da ABNT!

 

 

 

Para Quem Serve o Monografis?

Algumas pessoas pensam que esse sistema só serve para quem está fazendo tcc da faculdade, e na verdade ele serve para vários tipos de estudante:

  • Se você está fazendo um curso técnico ou de extensão e precisa fazer um trabalho bem elaborado, com escrita científica;
  • Se você quer submeter o seu trabalho a alguma feira ou simpósio e precisa fazer um relatório científico;
  • Para quem está fazendo a monografia de faculdade e não sabe por onde começar;
  • Para quem está atrasado no prazo de entrega do tcc e ainda não começou ou está “travado”;
  • Para quem não aguenta mais pedir ajuda para o orientador e acabar ficando com mais dúvidas do que no começo.

Resumindo, eu acredito que o monografis 3.0 funciona para qualquer estudante que precisa fazer um trabalho acadêmico bem elaborado e quer ter seguir um método já aprovado e digno de nota máxima!

 

 

Monografis Funciona? Tem Depoimentos?

Com certeza SIM! São mais de 9 Mil alunos que já utilizaram o software Monografis, e muitos deles divulgaram seus depoimentos, como você pode ver abaixo.

 

 

O Monografis 3.0 tem bônus?

  • Participação em grupo Secreto para troca de experiências;
  • Acervo no DropBox de materiais exclusivos, como mapas mentais, etc;
  • Segredo da escrita científica – Cartilha Como escrever de forma científica;
  • E-book – com roteiro para apresentação do seu TCC. Porque não basta fazer um TCC impecável; é preciso apresentá-lo para a banca de maneira impecável também.
  • Material com os 80 erros gramaticais que você não pode cometer no seu TCC.

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 × dois =