Está viúva a noiva de Deus? – Orações da Bíblia Sagrada

São chegadas as bodas do Cordeiro, cuja esposa a si mesma já se ataviou. (Ap 19.7.)

Deus tem uma noiva. Segundo a Bíblia, sua noiva é a igreja. No livro de Apocalipse lemos: “lhe foi dado vestir de linho finíssimo, resplandecente e puro. Porque o linho finíssimo são os atos de justiça dos santos” (Ap 19.8).

É possível a noiva de Deus, a igreja, enviuvar? Parece uma pergunta louca e sem nexo. Para a noiva de Deus ficar viúva é preciso que Ele morra. Isso é um absurdo.

Mas, em certas épocas, por causa do pecado e consequente juízo de Deus, os inimigos do povo perguntam: Enviuvou a noiva de Deus? Por que está passando por tantos problemas, vexames e sofrimentos? Chegam até mesmo a pensar na morte de Deus,

No livro do profeta jeremias encontramos a firme palavra de Deus: “Judá não enviuvou do seu Deus” (Jr 51.5). No momento certo Deus se manifesta e tudo toma o seu verdadeiro sentido e lugar. A noiva é restaurada da sua vergonha e do seu sofrimento. As suas vestes são purificadas pelo agir remidor de Deus.

A despeito disso, devemos tomar cuidado com o nosso testemunho. É necessário obedecer a Deus e sua vontade para não cairmos numa situação de um distanciamento tal, que a aparência, para os de fora, seja de que Deus morreu. Neste caso a luz do evangelho deixa de brilhar e vira a escuridão da confusão. Isto é um desastre.

Que Deus esteja cada vez mais vivo em nosso meio ao ponto de impressionarmos profundamente a sociedade em que vivemos.