Como amar a Deus acima de tudo

Leitura Bíblica: 1 Reis 15.1-8

 

Ame o Senhor, o seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma, de todo o seu entendimento e de todas as suas forças (Mc 12.30).

Abias era um rei cujo “coração não era inteiramente consagrado ao Senhor” (v.3b). Você já ouviu falar de alguma mulher que estivesse “meio grávida”? A realidade é que ou ela está grávida ou não está. Não existe meio–termo! Nossa relação com Deus é assim também: ou estamos inteiramente com Deus ou não.

Certa vez, ouvi uma ilustração que dizia que o céu e o inferno estavam separados por um muro. De um lado havia demônios e do outro, anjos. Em cima do muro, um rapaz indeciso sobre para qual lado ir. Os anjos gritavam para que o rapaz descesse e fosse para o lado deles. Tentavam convencê–lo em todo o tempo, porém os demônios permaneciam em silêncio, só observando. Um dos anjos estranhou o silêncio deles e perguntou: “Por que vocês não estão tentando convencer o rapaz a ir para o lado de vocês?” Um demônio respondeu: “Porque em cima do muro é nosso”.

Penso que Abias era como este rapaz. Porém, não existe servo de Deus que seja ao mesmo tempo servo do pecado (aquilo que desagrada a Deus). Não pode haver simultaneidade quando o assunto é entrega de vida a Deus. Infelizmente, muitos cristãos são nominais, ou seja, afirmam servir a Deus, mas na realidade vivem longe dele. O que Deus deseja é a dedicação integral de seus filhos. O versículo em destaque nos exorta a amar a Deus sobre tudo e sobre todos, com todo nosso ser. Isso significa oferecer toda nossa vida e nossos sentimentos ao Senhor; implica empenhar nosso vigor no serviço do reino, usar nossa capacidade de raciocínio e amá-lo com toda nossa vontade e emoção. Quem age assim é totalmente consagrado a Deus.

Se você ainda não fez isso, entregue-se a ele por inteiro! Não seja como Abias: não fique em cima do muro! Prove e comprove que uma vida cheia de graça, paz e esperança é um grande privilégio.


Só há um jeito de amar a Deus; por inteiro.