Redações exemplares comentadas pela banca corretora

A redação abaixo foi feita pelo estudante Adriel Rego Barbosa, de Teresina/PI. Como todo estudante, ele se preparou adequadamente para a prova e investiu tempo elaborando textos das edições anteriores do exame e também usou um método passo a passo para fazer a redação do Enem. Isso facilitou bastante já que teve tempo para organizar os estudos das outras áreas do conhecimento.

Veja então a redação dele e depois os comentários sobre seus acertos.

Modelo de redação exemplar no Enem

O fluxo de pessoas pelo mundo sempre foi objeto de estudo para entender a dinâmica econômica e social do globo. Nos últimos anos, a mudança na economia e o novo espaço que o Brasil tem conquistado no cenário internacional atraiu trabalhadores e turistas, apontando para movimentos migratórios cada vez mais intensos para o Brasil no século XXI.

Desde o Brasil Colônia, a imigração para o Brasil é expressiva. Foi preciso povoar o território para garantir o controle da região e, além disso, escravos foram trazidos da África para satisfazer as necessidades econômicas das lavouras. Mais tarde, já no Brasil Império, com a abolição da escravatura, imigrantes europeus encheram os portos brasileiros para substituir a mão de obra e embranquecer a população. No Brasil República, a abertura para o capital estrangeiro trouxe multinacionais para o país. Neste século XXI, as causas da imigração são outras e decorrem dos avanços do país.

Como país emergente na economia mundial, o Brasil atrai atenções de diversos setores, como moda e tecnologia. A crise que a Europa e os Estados Unidos vivenciam hoje atrai ainda mais imigrantes, confiantes na estabilidade econômica e chances de progresso. Até os brasileiros que saíram do país em busca de melhores condições estão retornando por acreditarem no potencial brasileiro. Por isso, é preciso aproveitar o momento oportuno, que traz vantagens econômicas e trocas culturais. Como mostra o passado, os imigrantes podem favorecer o desenvolvimento e o futuro promete ainda mais pessoas vindo para o Brasil.

A certeza de que a migração oferecerá impacto econômico e social para o Brasil é reforçada pelos eventos importantes infraestrutura para a recepção dessas pessoas está sendo montada e, se tiver sucesso no comando desses eventos, os efeitos serão benéficos para a economia e para a sociedade.

O Brasil é destino cobiçado na mente de empresários, trabalhadores e turistas hoje. Para aproveitar esse momento, o governo deve inserir esses imigrantes no mercado de trabalho, aproveitar sua qualificação e incentivar o intercâmbio cultural. Dessa forma, a herança das imigrações será bem utilizada.

Comentários sobre erros e acertos da redação do Enem

O texto revela excelente domínio da modalidade escrita formal e do tipo dissertativo-argumentativo e não apresenta problemas linguísticos, a não ser um problema de concordância em “atraiu”, sem reincidência em inadequações linguísticas. A redação organiza-se em cinco parágrafos bem construídos, é objetiva e impessoal. O texto desenvolve a tese de que o Brasil vive um excelente momento econômico, e o fluxo imigratório decorrente desse fato tende a ser benéfico, tanto econômica como culturalmente, desde que o país saiba aproveitar a qualificação dos imigrantes em seu mercado de trabalho.

Na introdução, apresenta o assunto geral – “fluxo de pessoas” – como objeto de estudo. Esclarece que o Brasil atualmente atrai imigrantes por estar bem situado no cenário econômico mundial.

Desenvolve essa ideia retrocedendo no tempo e fazendo um panorama histórico da imigração para o Brasil nos séculos anteriores. Avança, afirmando que a crise econômica na Europa e nos EUA proporciona oportunidade de crescimento da imigração para o Brasil. Esclarece que até os brasileiros que emigraram estão voltando por acreditarem no potencial do país. Sugere que os grandes eventos como Copa do Mundo e Olimpíadas proporcionarão condições de recepção para os imigrantes e que sua chegada é benéfica para a economia e a cultura do Brasil.

PUBLICIDADE

Como conclusão, apresenta proposta de intervenção que respeita os direitos humanos e está coerente com o desenvolvimento das ideias: o governo deve inserir os imigrantes no mercado de trabalho e aproveitar suas qualificações.

A redação apresenta encadeamento de ideias e demonstra que o participante soube selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos e argumentos em defesa de seu ponto de vista: o tema é desenvolvido de forma coerente, os argumentos selecionados são consistentes e a conclusão é relacionada ao ponto de vista adotado.

Como forma de estruturação das ideias, no segundo parágrafo, o texto utiliza estratégias de sequenciação cronológica: “Desde”, “Mais tarde”, “No Brasil República”, “Neste século XXI”. O texto emprega diversos recursos coesivos, assegurando a articulação entre as ideias e, portanto, a textualidade: “Por isso”, “como mostra o passado”, “dessas pessoas”, “esse momento”, “dessa forma”. Assim, demonstra recursos linguísticos necessários à construção da argumentação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

12 + 7 =