Sete perigos

“Há seis coisas que o Senhor odeia, sete que ele detesta” (Pv 16).

Certamente você já ouviu falar do amor de Deus. A Bíblia afirma a que Deus é amor (l Jo 4.16). Porém, Deus, também, odeia! Deus detesta!
Não estamos muito acostumados com estas idéias. Na verdade, Deus agiu de diversas formas, para demonstrar Seu caráter. Diversas vezes Ele usou de destruição, morte, pestes, doenças e interrupção de suas bênçãos. Ele é justo e santo.

As coisas que Deus odeia são as várias faces do pecado que habita em nós e coloca-nos em rota de colisão com nosso próximo. Veja a lista:

  • “Olhos altivos”. Referem-se ao orgulho que nos leva a desprezar as pessoas a nossa volta. Não há sentimento mais vil do que o desprezo; fingir que o outro não existe.
  • “Língua mentirosa”. É a mesma língua de Satanás. A mentira não pode coexistir com a verdade.
  • “Mãos que derramam sangue inocente”. Não pode haver algo mais terrível do que fazer os inocentes pagarem pelos culpados.
  • “Coração que traça planos perversos”. Esta é a forma de maquinar o mal. Toda vingança passa por este processo.
  • “Pés que se apressam para fazer o mal”. O amor pela encrenca, o prazer do conflito não se coaduna com a mensagem da Paz.
  • “Testemunha falsa que espalha mentiras”. A falta com a verdade dissemina a maldade e sempre prejudica alguém.

“Aquele que provoca discórdia entre os irmãos”. Este item é colocado à parte, em destaque. Se os irmãos devem viver em união, pois somos um num só corpo, um só Espírito, um só Senhor, uma só fé, um só batismo, um só Deus e Pai de todos, e se cada um recebeu a graça de Deus (Ef 4.4-7) como pode alguém ter a coragem de provocar a discórdia nesta unidade?

Deus odeia tudo isto. Nós, também, deveríamos odiar e deixar estas práticas. Caso contrário, estamos na contra mão do sentimento de Deus.

Deus age em nosso favor. Não vamos agir contra Ele.