Enem: Inscrições, Provas, Gabarito e Resultado

O Exame Nacional do Ensino Médio – Enem, é, há alguns anos, a forma mais usada por algumas universidades como processo seletivo para o acesso às suas cadeiras. Inicialmente, o Ministério da Educação (MEC) usou o Enem como forma de avaliar o Ensino Médio. Assim como existem outros sistemas de avaliação como o PAEB, ele passou a ser usado como medidos do desempenho dos estudantes ao final do curso regular. Hoje, além disso, serve como forma de acesso aos programas do Governo como o Prouni, SISU e Fies. Certamente é o maior sistema de avaliação das américas e perde apenas e tão somente para o vestibular na China.

Como o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, o INEP, órgão responsável pela organização e aplicação do exame, ainda não divulgou qual serão as datas das inscrições do Enem, a julgar pelos últimos anos, será na primeira quinzena do mês de maio.

A inscrição ocorre apenas no endereço do INEP (clique neste link) e para começar, deverá informar o número do seu Cadastro de Pessoa Física (CPF) e o número do seu documento de identidade. Estas são as informações necessárias para realizar a inscrição no Enem.

Apesar das reclamações, o valor do Enem é de aproximadamente R$80,00. Existem aqueles que são isentos, mas devem preencher a declaração de carência. Além desses, são isentos da taxa de inscrição os estudantes de escolas públicas que estão concluindo o ensino médio, as pessoas que declararem, como disse antes, carência socioeconômica e todos que atenderem aos requisitos dos incisos I e II do parágrafo único da Lei 12.799/2013.

 

Como estudar para o Enem?

 

Já falei que estudar para o Enem não é simples. É necessário revisar as matérias já vistas ao longo do Ensino Médio e fazer muitos exercícios. A nota no Enem o candidato fará 180 questões sendo 90 no primeiro dia e 90 no segundo. Vale lembrar que no segundo dia há ainda a prova de redação.

A divisão de conteúdos da prova segue o esquema abaixo:

Primeiro dia:

– 45 questões relacionada a ciências da natureza e suas tecnologias
– 45 relacionadas a ciências humanas e suas tecnologias

Segundo dia:

– redação argumentativa-dissertativa
– 45 questões de matemática e suas tecnologias
– 45 questões de linguagens códigos e suas tecnologias

A prova tem duração de 4 horas e 30 minutos, mas no domingo, segundo dia de prova, o participante tem uma hora a mais por causa da redação.

Para quem fica na dúvida sobre quais disciplinas do Ensino Médio estão no Enem e a qual grupo pertencem, é a seguinte divisão:

– Ciências humanas e suas tecnologias (História, Geografia, filosofia e sociologia)
– Ciências da natureza e suas tecnologias (Biologia, Física e Química).
– Linguagens códigos e suas tecnologias (Língua portuguesa, Literatura, Língua estrangeira moderna inglês ou espanhol, Artes, Educação Física e tecnologias da informação e comunicação)
– Matemática e suas tecnologias (Matemática)
Redação argumentativa-dissertativa, proposta normalmente relacionada ao Brasil.

O que recomendo para meus leitores é sempre o material que disponibilizo em meu curso Português Pra Passar. Com as aulas, exercícios e mapas mentais, você estará preparado para o Enem 2018. Acesse pelo botão abaixo e boa sorte!

As provas e Inscrições do Enem 2018

São 4 as provas abordadas pelo Enem e todas se referem ao conteúdo que os estudantes viram durante todo Ensino Médio. Linguagens e códigos, Matemática, Ciências Humanas e Ciências da Natureza e também por uma redação. Ao todo são 180 questões, que os candidatos têm dois dias para responder, sábado e domingo.

Como em todas as provas em nível de concurso e vestibular, é muito importante que todos os candidatos cheguem ao local de prova com, no mínimo, uma hora de antecedência e que levem um documento de identificação com foto e o cartão de confirmação de inscrição do Enem. Nenhum aparelho eletrônico é permitido e é recomendável que nem sejam levados para a prova. Ainda sobre o horário da prova, todos os anos o número de estudantes que chega atrasados é enorme e isso gera até mesmo memes na internet.

Divulgação dos Gabaritos oficiais e resultado individual: No terceiro dia útil após a aplicação das provas, é realizada a divulgação dos Gabaritos oficiais no portal eletrônico do Inep. Já os resultados individuais podem ser consultados pelos participantes no site do Enem. Para realizar a consulta os candidatos devem informar o número de inscrição e a senha que foi cadastrada na inscrição para participar do Exame.

Será divulgado na semana seguinte ao exame do Enem – Exame Nacional do Ensino Médio os resultados do Enem.  Segundo informações do MEC (Ministério da Educação), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP não deixará passar muito tempo da prova para conter um pouco mais a ansiedade dos candidatos que desejam saber como foram. Não apenas eles, mas também os cursinhos, os quais investem bastante dinheiro com os melhores professores e estratégias para verem mais aprovações em seus currículos.

Aqueles que participaram do Teste de Conhecimentos do MEC geralmente já conferiram as respostas dadas pelos cursinhos no próprio dia da prova. Costumamos dizer para que os alunos não façam isso porque, caso o desempenho não seja muito bom no primeiro dia de prova, a responsabilidade de ir muito bem no segundo dia poderá aumentar a pressão sobre eles e erros que normalmente não seriam cometidos acabam aparecendo.

É bom que se lembre quais são as áreas do conhecimento que são cobradas: Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagens e Códigos, Matemática e no último dia a prova de Redação.

O acesso ao resultado individual do Enem será divulgado no endereço eletrônico http://enem.inep.gov.br/. Lá na página, o candidato deve informar o número do CPF e a senha que foi cadastrada quando se inscreveu para participar do Exame. Caso não se lembre, é necessário seguir esses procedimentos para recuperar o acesso ao sistema.

O que é preciso fazer para recuperar a senha do Enem?

Não há nenhuma maneira de recuperar a senha a não ser por meio da internet. Para consultar o resultado do Enem é via internet, através da página do participante, acessível no portal do Inep, no endereço http://enem.inep.gov.br/participante/. Lá na página do portal o candidato precisará informar o CPF e a senha cadastrada anteriormente.

No acesso, conforme orienta o edital do Exame, é necessário informar o número do CPF e a mesma senha cadastrada durante o período de inscrição.

Com o final do ano, fim do ano letivo e envolvimento com viagem de formatura, passeios com a família, a tendência é que o aluno deixe de prestar atenção às datas. Isso já acontece durante as inscrições do Enem e se repete na hora da inscrição no SISU. Essa desatenção, como dito antes, faz com que muitos não se lembrem da senha cadastrada no ato de inscrição. Por isso mesmo, o INEP possibilita ao aluno recuperar a senha para ver o resultado do Enem é na própria página do participante. Veja a imagem abaixo para saber como fazer caso esqueça a senha.

No canto esquerdo inferior da página, está disponível o link “Esqueci minha senha”. Clicando nele, o candidato é redirecionado a um outro ambiente, preparado para a recuperação.

No novo ambiente, é necessário informar o número do CPF e a data de nascimento. Preenchidos os dados, o estudante deve escolher a maneira como deseja receber a nova senha: através do e-mail ou celular, via mensagem de texto (SMS). Tanto o e-mail quanto o número do celular são os mesmos informados pelo participante durante as inscrições, por isso é necessário atenção na hora do cadastro. O nervosismo faz com que as informações não sejam revisadas e, por isso, haja erros..

É muito importante guardar a senha e o número de inscrição do Exame, pois como o próprio edital deixa claro, os dados são indispensáveis “para a obtenção dos resultados individuais via Internet e para a inscrição em programas de acesso ao Ensino Superior, programas de bolsa de estudos e de financiamento estudantil, entre outros programas do Ministério da Educação”.

O trabalho para o estudante ainda não terminou depois de recuperar a senha e ver o resultado do Enem. Agora é preciso atenção para as inscrições do Sisu . Elas ocorrem sempre no início de janeiro. Além disso, os processos seletivos do ProUni e Fies do primeiro semestre também serão abertos nos primeiros dias de janeiro. Todos eles utilizam a nota do Enem como critério de seleção.

Como calcular a nota do Enem

Como calcular a nota do Enem: uma das dúvidas que os alunos mais trazem para sala de aula quando fazem o Enem é qual a nota que terão. Pouco tempo depois da prova, cursinhos já apresentam a resolução e os alunos comparam seus acertos. O que eles não entendem ainda é que o número de acertos não é a maneira correta de calcular a pontuação na prova. Você já deve saber que mesmo que tenham o mesmo número de acertos, dois candidatos podem ter notas muito diferentes e isso se deve ao fato de a metodologia de cálculo não ser, ou melhor, não era tão clara.

 

Como afirmei, antes não estava tão clara a forma como a nota era calculada. Recentemente, o próprio INEP divulgou, ainda que sem muito alarde, a metodologia usada. Você pode conferir o guia neste link. Tudo isso foi feito para trazer mais transparência à metodologia utilizada. Bem, lá você vai encontrar guias específicos para o entendimento do Cálculo e Escalas de Proficiência (notas) do Exame, assim como o Mapa de Itens com as respectivas competências esperadas de cada participante.

Clique aqui para baixar o Guia do Participante para Notas do Enem

O que é possível entender é que as questões são divididas em níveis de dificuldade. Caso um aluno acerte as questões difíceis e erre as fáceis, isso seria uma demonstração de que ele chutou e acertou por sorte. O mesmo não acontece se um aluno acerta as fáceis, algumas medianas e erra todas as difíceis. Entendeu?

A isso é dado o nome de Coerência Pedagógica.  Com a publicação do Guia do Participante do Enem, o INEP deixou claro que, embora sejam aplicados o mesmo número de questões a todos os participantes, candidatos com mesmo número de acertos não terão a mesma nota, exceto se acertarem exatamente as mesmas questões e fizerem exatamente a mesma marcação no Gabarito do Enem.

Porém, quem acertou questões mais difíceis e errou as mais fáceis, vai ter uma nota menor do que o participante que acertou uma, duas, três questões fáceis e médias e errou as mais difíceis. Segundo a TRI (Teoria de Resposta ao Item) isto é chamado de coerência pedagógica das respostas.

Entenda o que é TRI

Desta forma, entre participantes com mesmo número de acertos no Exame, terá a maior nota quem acertar as questões de forma mais coerente pedagogicamente, mesmo que tenha acertado somente questões difíceis.

Um dos problemas que os usuários sempre têm é perder a senha para acompanhamento da inscrição e para acessar os resultados individuais no site do INEP. Bem, no ano passado, o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) disponibilizou a consulta ao resultado do Enem – Exame Nacional do Ensino Médio pouco antes do Natal. O que seria um presente parta os candidatos, para alguns foi um tormento porque na ânsia de fazer a inscrição e confiando na memória, muitos deixaram de anotar a senha para posterior acesso ao sistema. O site avisa que a única maneira de acessar esses dados é mediante inserção do número do CPF (Cadastro de Pessoa Física) e senha.

O Inep – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira disponibiliza para os alunos o gabarito oficial do Enem para que estes possam conferir seu desempenho. Todos sabemos que no dia da prova há uma verdadeira maratona nos grandes portais da internet e também nos cursinhos para ver quem é o primeiro a apresentar a resolução comentada da prova. Geralmente, o Gabarito Oficial do Enem é divulgado na quarta-feira posterior ao exame. No ano passado, foram pouco mais de 5,5 milhões de candidatos, com abstenção de 28% dos participantes inscritos. Já a divulgação dos resultados individuais ocorre sempre na primeira semana de janeiro do ano seguinte.

O horário das provas do Enem mudou um pouco nos últimos anos. Tudo isso para garantir um pouco mais de segurança e organização. Os portões dos locais de prova do Enem das 12h às 13h e as provas só têm início às 13h30min. Anteriormente, o fechamento e o início da prova eram às 13h e, em alguns locais em que era necessário deslocamentos grandes dentro da escola isso virava um problema. Além disso, há a conferência de documentos, lista na porta da sala. Alunos chegando enquanto outros já fazem a prova era um problema para todos. Vale lembrar que o horário da prova do Enem leva em conta o horário de Brasília/DF. Cidades com fuso horário diferente requerem uma atenção maior.

Clique aqui para ver o Gabarito Oficial do Enem no site do INEP

Quem quiser ver o gabarito oficial deverá se dirigir ao endereço eletrônico http://enem.inep.gov.br/. Com os gabaritos em mãos, os candidatos poderão verificar como foram, mas ainda assim precisarão esperar os resultados individuais do Enem, o Boletim Individual de Desempenho, previsto para Janeiro.

Ao todo, são 180 questões divididas em dois dias sendo que, no segundo, há ainda a redação. As áreas avaliadas são Ciências Humanas e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, e Matemática e suas Tecnologias. As duas primeiras são aplicadas no sábado e as duas últimas no domingo, junto, como já dito, da redação do Enem, que também faz parte da prova.

As 90 questões constituem o que é chamado de caderno de questões. Em cada um dos dias existem 04 cores de caderno diferentes. Essa diferença está relacionada apenas com a ordem das perguntas e das respostas, visto que as questões são as mesmas. No primeiro dia, as cores utilizadas são amarelo, azul, branco e rosa. No segundo, o branco dá lugar ao cinza e as demais permanecem as mesmas. Dessa forma, no acesso ao gabarito oficial do Enem no site do Inep, o candidato precisa redobrar a atenção ao escolher a cor e o dia de prova.

Embora todos os anos vazem fotos da prova na internet, no ano passado o INEP saiu na frente e momentos depois de iniciada a prova, já divulgaram em seu canal oficial no Facebook o tema do ano. Além disso, é preciso lembrar que existe uma equipe que monitora as redes sociais para descobrir candidatos que transgridem as regras publicando imagens da sala, da prova e vazando informações. A segurança tem aumentado ano após ano, mas existe muita gente mal intencionada querendo prejudicar o exame e por questões humanas, problemas podem acontecer. Na prova, apenas depois nos trinta minutos finais os candidatos poderão levar o caderno de questões. É proibido anotar as respostas em qualquer outro lugar.

O cálculo da Nota do Enem é feito com base na Teoria da Resposta ao Item. Por este motivo, alunos com o mesmo número de acertos não terão a mesma nota a não ser que acertem as mesmas questões. Isso porque as questões são divididas em níveis de dificuldade e avalia-se a coerência pedagógica das respostas do participante.

Resultado Enem Como consultar

Já falamos aqui sobre a importância do resultado resultado individual do Enem , pois essas notas servirão para que o candidato participe dos programas sociais do Governo.

O primeiro programa é o SISU, o sistema que classifica e vagas em várias instituições públicas de ensino superior. Podem realizar inscrição no SISU apenas os candidatos que realizaram as provas do Enem que não tenham zerado a prova de redação.

Depois é a vez do Programa Universidade para Todos – Prouni, que diferente do SISU, promove o ingresso em cursos em instituições privadas de ensino superior por meio de bolsas de estudo que podem ser integrais ou parciais. Nas integrais, os candidatos têm 100% da mensalidade custeada pelo Governo e poderá quitar o débito mesmo após o término no curso.

Por último, temos o Fies – Fundo de Financiamento Estudantil. Após o processo seletivo que usa as notas do Enem, o candidato, se aprovado, poderá receber o financiamento.

Há ainda uma outra finalidade no Enem que é pouco divulgada. Alguns realizam as provas do Enem com o intuito de obter o Certificado de Conclusão do Ensino Médio. Quem participou do Enem 2016 para obter o Certificado teve que informar qual instituição certificadora está autorizada a receber sua nota. Para obter o certificado o candidato deve ser maior de 18 anos e ter conseguido uma media mínima de 450 pontos em cada uma das áreas de conhecimentos e no mínimo 500 pontos na prova de redação. Infelizmente, porém, isto não estará disponível no Enem.

Matérias do Enem: Embora a prova esteja bastante longe de acontecer, há quem já procure material para estudar para o Enem – Exame Nacional do Ensino Médio. Quem quer estudar precisa prestar atenção aos assuntos e matérias cobrados. Com o dito anteriormente aqui no site, o conteúdo da prova se baseia em tudo que foi ensinado ao longo do Ensino Médio. É esse conteúdo que faz parte da grade curricular do ensino regular básico e na matriz de referência do Exame. desde 1998, o principal objetivo é avaliar o rendimento dos alunos que chegam ao final do ensino regular. Já hoje, além disso, o Enem serve para dar acesso aos programas sociais do Governo e serve de vestibular para várias universidades públicas e particulares.

Os conteúdos cobrados na prova do Enem foram agrupados em quatro núcleos:

  1. Ciências Humanas e suas tecnologias;
  2. Ciências da Natureza e suas tecnologias;
  3. Linguagens códigos e suas tecnologias;
  4. Matemática e suas tecnologias.

As inscrições (faça-a neste link) serão no mês de maio e, como sempre, as provas serão em dois dias, sábado e domingo.