Uma Chance!

Leitura: Atos 4.32-36

“José, um levita de Chipre a quem os apóstolos deram o nome de Barnabé…” (At 4.36).

E mania nacional apelidar as pessoas. Já reparou? No trabalho, basta entrar funcionário novo que logo ganhará um apelido; Às vezes, fica mais conhecido pelo apelido do que pelo nome. Você lembra quem foi Manuel Francisco dos Santos? Mas sabe quem foi Garrincha, ex-jogador de futebol?

Assim aconteceu com José, um levita de Chipre. Seu nome significa “filho da consolação”, sugerindo algo de seu caráter. Foi um dos líderes’ da Igreja primitiva. Os apóstolos passaram a chamá-lo de Barnabé, que significa “encorajador”. Foi citado 29 vezes no livro de Atos e 5 vezes nas cartas de Paulo.

Foi um dos muitos que creram na mensagem dos Apóstolos. Sua generosidade, equilíbrio e maneira de agir chamou a atenção dos líderes. Barnabé recebeu várias missões dá Igreja, mas, sua sensibilidade para questões espirituais foi algo notável. Quando Saulo, perseguidor dos cristãos, se converteu, ninguém lhe dava crédito. Saulo, chegou em Jerusalém, buscando reunir-se com os Apóstolos. Precisava de apoio, de alguém que o ouvisse, que acreditasse em seu testemunho.

Quando ninguém estava disposto a recebê-lo, lá estava Barnabé (At 9.27). Como faz bem ter alguém que acredita em nós, que não nos olha com desconfiança. A atitude de Barnabé foi chave para o ministério de Saulo, que, depois, passou a se chamar, Paulo, o apóstolo. Mais tarde, Paulo desistiu de levar Marcos em uma viagem missionária, um jovem que havia perdido a credibilidade junto ao apóstolo. Porém, lá estava Barnabé dando uma segunda oportunidade a Marcos. Sabia, que, às vezes, tudo que precisamos no momento, é uma nova chance na vida profissional ou na espiritual.

Cada dia que nasce é uma nova oportunidade que Deus nos dá.