As pessoas precisam ser mais humildes – Meditação Bíblica

Leitura Bíblica: 2 Corintios ll.l-6;22-33

Que outros façam elogios a você, não a sua própria boca; outras pessoas, não os seus próprios lábios (Pv 27.2).

Meditação bíblica para seu dia

Certa vez, um rei que se orgulhava muito de sua linhagem caminhava com sua comitiva por um campo, onde, anos antes, havia perdido seu pai em uma batalha. Ali encontrou um homem remexendo uma enorme pilha de ossos. Intrigado, o rei perguntou-lhe:

– O que fazes aí?

– Honrada seja Vossa Majestade!


Quando soube que o rei viria aqui, resolvi recolher os ossos de vosso falecido pai para entregar-vos. Entretanto, não consigo achá-los: eles são iguais aos ossos dos camponeses, dos pobres, dos mendigos e dos escravos…

A preocupação em destacar-se em relação aos outros, ser melhor, mais interessante e invejável é um grande mal de nosso tempo. As pessoas querem mostrar o quanto são felizes e sua família é bonita e bem-sucedida.

Em contraste com isso, no texto de hoje Paulo nos dá uma grande lição de humildade.

Mesmo quando está falando bem de si mesmo, ele nos ensina que buscar a glória pessoal é muito perigoso.

Estava preocupado com os falsos apóstolos que entraram na igreja de Corinto e podiam afastar os cristãos da verdade do evangelho.

Ele se vê forçado a defender-se das acusações que estes enganadores estavam fazendo contra ele.

Por isso, fala sobre si mesmo e seu serviço a Deus, dizendo que seu orgulho é o que sofreu em nome de Cristo.

Então, depois de alertar os coríntios quanto aos chamados superapóstolos e expor suas “qualificações” como servo de Deus, Paulo fala também de sua própria fraqueza.

Menciona, por exemplo, um fato humilhante: foi descido por um muro dentro de uma cesta e assim escapou dos que queriam prendê-lo.

Com seu exemplo, podemos aprender que, quando for necessário contar relatos de nossa vida pessoal, devemos fazer isso com muita humildade e sem omitir nossos momentos de fracasso ou imperfeições.

Não é correto nem sábio julgar-se melhor do que os outros.