Nem cá nem lá

Leitura: João 14.25-31

“Não se perturbe o seu coração, nem tenham medo” (Jo 14.27).

Algumas pessoas se concentram no que a vida tem de pior. Sempre sofrendo e preparadas para novos sofrimentos. São pessimistas. Acham que se as coisas estão ruins, vão piorar.

Por outro lado, existem os otimistas negando a realidade do sofrimento — não existem dificuldades que não possam ser vencidas com pensamento positivo e autoconfiança. A realidade mostra — tanto o pessimista quanto o otimista estão sempre tentando negar as alegrias e tristezas que fazem parte da vida.

Jesus disse aos Seus discípulos: “Neste mundo vocês terão aflições” (Jo 16.33). Não escondeu a verdade. Enquanto vivermos enfrentaremos problemas e aflições. Se Jesus não tivesse dito mais nada, poderíamos continuar pessimistas, mas afirmou: “… tenham ânimo! Eu venci o mundo”.

Essa afirmação indica que não precisamos nos render à dor e ao desespero. Jesus venceu o mundo. Morreu na cruz e ressuscitou. Está vivo! Talvez hoje, você tenha dificuldades para acreditar nas pessoas, nas boas coisas da vida, na alegria de uma nova relação com Deus; talvez, já tenha até tentado.

Contudo, não ignore o fato de que um dia o improvável aconteceu: Jesus ressuscitou. A vida venceu a morte. A dor e o choro foram transformados em alegria. A vitória de Jesus é a porta dos impossíveis na vida de quem nele crê. É por isso que nos estimula: “Não se perturbe o seu coração, nem tenham medo” (Jo 14.27).


Portanto, não fique entre uma alegria falsa ou um otimismo artificialmente mantido. Não se afunde no pessimismo nem se esconda atrás de um falso entusiasmo, permita apenas que o “improvável” de Deus aconteça na sua vida. Não tema!

Nem otimista nem pessimista, mas cheio de esperança em Cristo.