6 exercícios de literatura sobre Memórias Póstumas
Neste artigo você encontrará seis questões que usei numa atividade em sala de aula sobre o livro Memórias póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis. é bastante importante que o aluno estude estas obras consagradas da nossa Literatura para ter um conhecimento que vá além do supérfluo nas provas do Enem e nos vestibulares. Já coloquei o gabarito junto das questões para facilitar a conferência. Além disso, você pode baixar lá no meu grupo de estudos no Facebook a versão em PDF da atividade. Bons estudos.
Atividade sobre livro Memórias Póstumas de Brás Cubas com Gabarito
No trecho a seguir, o narrador, ao descrever a personagem, critica sutilmente um outro estilo de época: o Romantismo.
Naquele tempo contava apenas uns quinze ou dezesseis anos; era talvez a mais atrevida criatura de nossa raça e, com certeza, a mais voluntariosa. Não digo que já lhe coubesse a primazia da beleza, entre as mocinhas do tempo, porque isto não é romance, em que o autor sobredoura a realidade e fecha os olhos às sardas e espinhas; mas também não digo que lhe maculasse o rosto nenhuma sarda ou espinha, não. Era bonita, fresca, saía das mãos da natureza cheia daquele feitiço, precário e eterno, que o indivíduo passa a outro indivíduo, para os fins secretos da criação.
ASSIS, Machado de. Memórias póstumas de Brás Cubas.
1. A frase do texto em que se percebe a crítica do narrador ao Romantismo está transcrita na alternativa:
( x ) a) “… o autor sobredoura a realidade e fecha os olhos às sardas e espinhas …”
( ) b) “… era talvez a mais atrevida criatura da nossa raça …”
( ) c) “Era bonita, fresca, saía das mãos da natureza, cheia daquele feitiço, precário e eterno, …”
( ) d) “Naquele tempo contava apenas uns quinze ou dezesseis anos …”
( ) e) “… o indivíduo passa a outro indivíduo, para os fins secretos da criação.”
2. Leia o trecho para responder as próximas questões:
Algum tempo hesitei se devia abrir estas memórias pelo princípio ou pelo fim, isto é, se poria em primeiro lugar o meu nascimento ou a minha morte. Suposto que o uso vulgar seja começar pelo nascimento, duas considerações me levaram a adotar diferente método: a primeira é que eu não sou propriamente um autor defunto, mas um defunto autor, para quem a campa foi outro berço; o segundo é que o escrito ficaria assim mais galante e mais novo.
Memórias póstumas de Brás Cubas – Machado de Assis
Essa é a abertura do famoso romance de Machado de Assis. Dentro desse contexto, já dá para se ver o tipo de narrativa que será explorada. Assinale a alternativa correta a esse respeito.
( ) a) A narrativa decorre de forma cronologicamente correta, de acordo com a passagem do tempo: infância, juventude, maturidade e velhice.
( ) b) A linearidade das ações apresenta cenas de suspense, dado o comportamento inusitado dos personagens.
( ) c) Não há como prever o final da narrativa, já que seu enredo é, propositadamente, complicado.
( ) d) A ação terá, como cenário, os diversos centros cosmopolitas do mundo.
( x ) e) O autor usa o recurso do flashback devido a sua intenção de iniciar o romance pelo “fim”.
3. Em relação à questão anterior, infere-se que a linguagem dispõe de um recurso enriquecedor: a disposição das palavras no espaço frasal. Sendo assim, que tipo de leitura pode-se fazer dessas duas expressões: “autor defunto” e “defunto autor”?
( ) a) A colocação da palavra defunto após a palavra autor leva-nos a pensar que o segundo ele-mento está em fase final de carreira.
( ) b) Defunto autor remete à ideia de que a pessoa irá escrever suas memórias dentro de um cemitério.
( ) c) Ambas as expressões transmitem a mesma ideia, com iguais valores semânticos.
( x ) d) A expressão defunto autor aparece de forma metaforizada, original, privilegiando uma nova forma de narração autobiográfica.
( ) e) Ambas as construções não têm expressão na obra biográfica de Machado de Assis.
4. Considerando o que você já leu e/ou viu sobre o livro Memórias póstumas de Brás Cubas e atentando ainda para as considerações que Brás Cubas faz no trecho lido quanto à maneira de começar a escrever seu livro, responda: Brás Cubas contou sua história pelo “uso vulgar” ou ele fez de forma diferente? Justifique de forma clara e sintética sua escolha. (2,0)
Resposta: Brás Cubas narra a sua história de modo original, de maneira ziguezagueante e digressiva, fazendo intervenções e conversando com o leitor e, principalmente, deixando de lado a linearidade da narrativa e, portanto, indo contra o que seria o “modo vulgar” de se narrar.
Marcela amou-me durante quinze meses e onze contos de réis; nada menos. Meu pai logo que teve aragem dos quinze contos sobressaltou-se deveras; achou que o caso excedia as raias de um capricho juvenil.
— Dessa vez, disse ele, vais para Europa, vais cursar uma Universidade, provavelmente Coimbra, quero-te homem sério e não arruador e não gatuno.
E como eu fizesse um gesto de espanto:
— Gatuno, sim senhor, não é outra coisa um filho que me faz isso.
Machado de Assis – Memórias póstumas de Brás Cubas
5. De acordo com essa passagem da obra, pode-se antecipar a visão que Machado de Assis tinha sobre as pessoas e sobre a sociedade. A esse respeito, assinale a alternativa correta.
( X ) a) O amor é fruto de interesse e compõe o pilar das instituições hipócritas.
( ) b) O amor, se sincero, supera todas as barreiras, inclusive as financeiras.
( ) c) O caráter autoritarista moldava as relações familiares, principalmente entre pai e filho.
( ) d) Havia medo de que a marginalidade envolvesse os jovens daquela época.
( ) e) O amor era glorificado e apontado como o único caminho para redimir as pessoas.