Honra teu pai

Leitura: Efésios 6.1-4

“este é o primeiro mandamento com promessa” (Ef 6.2).

Em uma das estações do metrô em São Paulo, um garoto passou rapidamente por baixo da roleta. Ele olhou para o pai, sorrindo, tentando mostrar-lhe o quanto era esperto, pois não tinha pago a passagem. O pai o mandou voltar e, chamando-lhe a atenção duramente, disse-lhe que deveria pagar a passagem, pois sua idade exigia isso. O garoto ficou quieto. Mas com certeza, depois dessa lição bem prática sobre ética e verdade, esse garoto nunca mais iria esquecer do pai e da reprimenda.

A figura paterna tem o poder de estabelecer a identidade familiar e pessoal nos filhos. O pai firma valores que os filhos, mesmo quando adultos, ainda se lembrarão e se nortearão por eles. Além disso, o pai deve promover na família a segurança emocional, afetiva, o sustento físico e a certeza da permanente proteção e ajuda. É por isso que Deus usa este amoroso sentido de segurança paterna para se apresentar, a nós, como Pai.

Comemorando o Dia dos Pais, o comércio o estimula à comprar um presente para seu pai. Sem problemas! Presente é expressão de carinho e amor! Porém, mais do que o presente, a comemoração implica em manifestação de amor, de forma pública, pelo seu pai. Portanto, visite-o, se ele estiver longe. Se há tempos não conversam, crie um assunto, mostre o seu interesse por ele. Não tenha medo de revelar o seu afeto. Não deixe em sua consciência nenhuma atitude desagradável contra o seu pai. Quando você ficar mais velho, irá perceber o quanto se parece com ele.

Se houver algo não resolvido entre vocês dois, é um excelente dia para o acerto. Perdoe seu pai e aproveite para também pedir perdão a ele. Lembre-se: a Bíblia ordena: “Honra a teu pai… para que tudo te corra bem e tenhas longa vida sobre a terra”, quer dizer, desenvolva sentimentos de gratidão, respeito, obediência e amor ao seu pai.

Se está nos teus planos uma vida longa, honre a teu pai e tua mãe.