Rosa – Interpretação de textos – Enem
Vamos neste artigo ver uma atividade de interpretação baseada no texto Rosa, de Conceição Aparecida Jurado Martins Vianna. São questões relativamente simples para serem aplicadas nas séries iniciais do ensino fundamental ou como atividades de reforço das séries mais avançadas. Às vezes é bom verificar como andam os alunos de oitavo e novo ano em interpretação de textos. Além disso é essencial que os alunos façam exercícios assim quando almejam uma boa nota no Enem, uma prova que baseia-se praticamente inteira na interpretação de textos. Por isso leia atentamente o texto abaixo:
Rosa
Ela era uma rosa – e se orgulhava muito disso… Suas faces, levemente rosadas, traziam o frescor da tarde e o perfume de todas as flores do mundo.
Sempre cortejada pelo cravo vermelho, que teimava em manter com ela um compromisso mais sério, via-se algumas vezes aborrecida. Afinal ficar ali naquela roseira pelo resto da vida não fazia parte dos seus planos para o futuro.
Ainda jovem, sabia que a vida deveria ser vivida bem depressa. Sentia tristeza ao pensar que, talvez, nenhuma criança a colhesse para ofertar à mãe ou à professora. Seu ideal era bem alto.
Muitas vezes sonhou estar entre os cabelos de uma estrela de cinema, ou ainda enfeitando um enorme salão onde a melhor sociedade estivesse em festa. Assim viu sua meninice e juventude.
Lembrava ainda o dia em que começara a colorir suas pétalas… Que cuidado… Cada uma delas houvera sido cortada pelas mãos do infinito, e recordava o vento trazendo um mostruário de cores do arco-íris para que escolhesse o melhor tom. Para o perfume, foram chamados os melhores químicos do reino, com as mais puras essências.
Até os espinhos tinham sido escolhidos: deveriam ter forma e tamanhos perfeitos, ser delicados, sem aquela comum aparência de defensores… Apesar disso, deveriam ser fortes e, se necessário, cuidar para que ela não fosse atingida.
Envolta em seus pensamentos, não percebera a aproximação da enorme tesoura, cortando as mais belas de sua espécie para enviar à floricultura, até que uma de suas irmãs, entre lágrimas, lhe acenou um tristonho adeus. Percebera agora que havia sido uma das escolhidas…
Não ficou triste, pelo contrário, ofertou um largo sorriso ao cravo vermelho que se despetalava em soluços.
Na floricultura, entre tantas outras, esperava pelo seu destino. Sabia que faria alguma pessoa feliz…
Uma jovem entrou, trazendo nos olhos a mágoa e a tristeza de uma grande perda. Escolheu muitas flores, e Rosa foi entre elas…
VIANNA, Conceição Aparecida Jurado Martins in Aulas de Comunicação em Língua Portuguesa, Luiz Antônio Ferreira, São Paulo: Ática, 1984.
Em todas as questões assinale apenas uma resposta correta:
1. Esse texto conta a história de uma rosa cujo sonho era:
a) ( ) Ser cortejada pelo cravo vermelho.
b) ( ) Sentir frescor da tarde.
c) ( ) Ser uma flor perfeita.
d) ( ) Proporcionar alegria a alguém.
e) ( ) Nunca se separar de suas irmãs.
2. Essa rosa vivia:
a) ( ) na floricultura
b) ( ) no cinema
c) ( ) numa jarra
d) ( ) numa roseira
e) ( ) no arco-íris
3. A rosa não teve o destino com que sonhara, porque:
a) ( ) O cravo ficou triste com o destino da amada.
b) ( ) Foi cortada por uma enorme tesoura.
c) ( ) Foi escolhida para enfeitar a morte.
d) ( ) Não pôde viver ao lado do cravo vermelho.
e) ( ) Foi separada brutalmente de suas irmãs.
4. O texto revela que a rosa sentia-se algumas vezes aborrecida, porque:
a) ( ) O cravo ficou triste com o destino da amada.
b) ( ) Foi cortada por uma enorme tesoura.
c) ( ) Foi escolhida para enfeitar a morte.
d) ( ) Não pôde viver ao lado do cravo vermelho.
e) ( ) Foi separada brutalmente de suas irmãs.
5. Eram planos da rosa, exceto:
a) ( ) Viver para sempre naquele jardim.
b) ( ) Ser levada como presente de uma criança à sua mãe.
c) ( ) Servir de oferta de um aluno à professora.
d) ( ) Enfeitar um salão nobre.
e) ( ) Estar entre os cabelos de uma estrela de cinema.
6. “Uma de suas irmãs, entre lágrimas, lhe acenou um tristonho adeus”.
a) ( ) Inveja por não ter sido escolhida.
b) ( ) Tristeza pela separação da irmã.
c) ( ) Ciúme do amor que o cravo nutria pela rosa.
d) ( ) Solidariedade com a dor da rosa.
e) ( ) Medo da aproximação da enorme tesoura.
7. Nesse texto a rosa é personificada, isto é, a autora atribui à rosa características humanas. Assinale o período em que a rosa não é personificada:
a) ( ) “Percebera agora que havia sido uma das escolhidas….”
b) ( ) “Uma jovem entrou, trazendo nos olhos a mágoa e a tristeza de uma grande perda.”
c) ( ) “Ela era uma rosa – e se orgulhava muito disso…”
d) ( ) Sabia que faria alguma pessoa feliz.
e) ( ) “Seu ideal era bem alto.”
8. No texto, a expressão “envolta em seus pensamentos”, significa:
a) ( ) Saudosa
b) ( ) Tristonha
c) ( ) Preocupada
d) ( ) Pensativa
e) ( ) Confusa
9. Esse texto apresenta muitas mensagens. Assinale a única alternativa que corresponde a uma mensagem do texto:
a) ( ) O bem vence o mal.
b) ( ) O nosso futuro depende da infância e da juventude.
c) ( ) A realidade nem sempre está de acordo com os nossos ideais.
d) ( ) Não devemos ser ambiciosos e desejar além de nossas possibilidades.
Que triste!! Lembra muito a questão de que quando somos jovens sonhamos fazer algo extraordinário, irmos muito longe e conquistarmos o mundo e às vezes o que nos é reservado é tão pouco!!!
Gisele, muito triste mesmo. Quero acreditar que podemos ser mais do que somos, sempre podemos, mas isso depende muito da visão que temos de nós mesmos. Vejo por mim. Tem dias que eu conquistaria o mundo, ainda que nada estivesse a favor. Noutros, mesmo com todas as ferramentas, sinto-me impassível.
Obrigado por seu comentário.