Interpretar textos – O trabalho dos bandeirantes

Interpretação de textos nas provas do enem são essenciais para entender como a prova é montada. Vamos fazer aqui alguns exercícios sobre um texto bastante pertinente porque explora as características do texto literário. Além disso, é uma ótima oportunidade de exercitar seu vocabulário. Num artigo anterior eu disse que ter um bom vocabulário é imprescindível para que consigamos entender os enunciados e responder com competência as perguntas que nos forem feitas. Veja também o outro artigo sobre interpretar textos clicando aqui.

 

Lista de exercícios com gabarito

Com todo o aparato de suas hordas guerreiras, não conseguiram as bandeiras realizar jamais a façanha levada a cabo pelo boi e pelo vaqueiro. Enquanto que aquelas, no desbravar, sacrificavam indígenas aos milhares, despovoando sem fixarem-se, estes foram pontilhando de currais os desertos trilhados, catequizando o nativo para seus misteres, detendo-se, enraizando-se. No primeiro caso era o ir-e-voltar; no segundo, era o ir-e-ficar. E assim foi o curral precedendo a fazenda e o engenho, o vaqueiro e o lavrador, realizando uma obra de conquista dos altos sertões, exclusive a pioneira.

(José Alípio Goulart, in Brasil do Boi)

1) Segundo o texto:

a) tudo que as bandeiras fizeram foi feito também pelo boi e pelo vaqueiro.

b) o boi e o vaqueiro fizeram todas as coisas que as bandeiras fizeram.

c) nem as bandeiras nem o boi e o vaqueiro alcançaram seus objetivos.

d) o boi e o vaqueiro realizaram seu trabalho porque as bandeiras abriram o caminho.

e) o boi e o vaqueiro fizeram coisas que as bandeiras não conseguiram fazer.

2) Com relação às bandeiras, não se pode afirmar que:

a) desbravaram

b) mataram

c) catequizaram

d) despovoaram

e) não se fixaram

3) Os índios foram:

a) maltratados

b) aviltados

c) expulsos

d) presos

e) massacrados

4) O par que não caracteriza a oposição existente entre as bandeiras e o boi e o vaqueiro é:

a) aquelas / estes

b) ir-e-voltar) / ir-e-ficar

c) no primeiro caso / no segundo

d) enquanto / e assim

e) despovoando / pontilhando

5) “…catequizando o nativo para seus misteres…” Das alterações feitas na passagem acima, a que altera basicamente o seu sentido é:

a) doutrinando o indígena para seus misteres

b) catequizando o aborigine para suas atividades

c) evangelizando o nativo para seus ofícios

d) doutrinando o nativo para seus cuidados

e) catequizando o autóctone para suas tarefas

6) O elemento conector que pode substituir a preposição com (/. 1), mantendo o sentido e a coesão textual, é:

a) mesmo

b) não obstante

c) de

d) a respeito de

e) graças a

7) “…o aparato de suas hordas guerreiras…” sugere que as conquistas dos bandeirantes ocorreram com:

a) organização e violência

b) rapidez e violência

c) técnica e profundidade

d) premeditação e segurança

e) demonstrações de racismo e violência

gabarito dos exercícios

1) Letra e

Quando o autor diz que “não conseguiram as bandeiras realizar jamais a façanha levada a cabo pelo boi e pelo vaqueiro”, está afirmando exatamente o que aparece na opção e, que é uma espécie de paráfrase desse trecho. A alternativa b é perigosa: o boi e o vaqueiro fizeram algumas coisas que as bandeiras fizeram, como a conquista de determinadas terras, mas o boi e o vaqueiro não fizeram as coisas ruins, como o sacrifício de indígenas.

2) Letra c

Quem catequizou os nativos foram o vaqueiro e o boi, como se vê na linha cinco.

3) Letra e

A resposta aparece, bem clara, no trecho: “…sacrificavam indígenas aos milhares…”. Isso é massacre, sem dúvida alguma. Observe que não há menção a possíveis maus-tratos contra os índios; provavelmente ocorreram, mas o texto não diz nada a respeito.

4) Letra d

Enquanto é conjunção, parte da locução enquanto que, onde o que é expletivo. Assim é um advérbio. Elas não têm nenhuma relação com as bandeiras ou com o boi e o vaqueiro, muito menos indicam qualquer tipo de oposição.

5) Letra d

A palavra misteres significa tarefas, atividades, ofícios. Não é sinônima de cuidados, cujo emprego, então, altera radicalmente o sentido do trecho. As outras palavras são sinônimas: catequizando, doutrinando evangelizando; nativo, indígena, aborigine, autóctone.

6) Letra b

A questão têm uma armadilha que muitas vezes derruba o candidato. A expressão “Com todo o aparato de suas hordas guerreiras…” é um adjunto adverbial de concessão, ou seja, é uma oposição ao que se expressa no verbo. Vários elementos podem iniciar esse tipo de adjunto, entre eles, não obstante. Daí a resposta ser a letra b. Agora, veja a armadilha: mesmo também pode ser usada no texto, sem alteração de sentido. Por que, então, a resposta não pode ser a letra a? Porque a palavra mesmo não poderia substituir, como pede a questão, a palavra com, mas antecedê-la. Teríamos, assim: “Mesmo com todo o aparato de suas hordas guerreiras…” Na letra d, a locução usada é a respeito de, com valor semântico de assunto. Não confunda com a despeito de, que poderia substituir a preposição com no trecho.

7) Letra a

O vocábulo aparato pode ser entendido como organização de determinados atos públicos. A expressão hordas guerreiras significa grupos indisciplinados ou bárbaros voltados para a guerra. A resposta só pode ser a letra a.