Exercícios de pontuação com gabarito
Nos exercícios abaixo, você testará seus conhecimentos sobre pontuação. Lembre-se da importância de uma pontuação correta para clareza de um texto. Depois de fazer os exercícios aqui, acesse este link e confira a outra lista que preparamos para você.
Faça o exercício abaixo e, em seguida, confira o gabarito. Nas questões, indique o item em que os sinais de pontuação não foram corretamente empregados.
Lista de exercícios de pontuação
Exercício 1
a) No campo dos dissídios coletivos, o fracasso na negociação direta transfere para os juízes dos TRTs e ministros do TST uma responsabilidade gigantesca que, muitas vezes, as próprias diretorias das empresas evitam enfrentar – especialmente as estatais.
b) Não são raros os casos em que os dirigentes fazem o papel de bonzinhos, deixando o desempenho de algoz para o Poder Judiciário. Como reverter este quadro? Como forçar as partes a negociar com todo o empenho? Penso que o “método da oferta final” pode ajudar.
c) Por esse método, o julgador só pode optar por uma das duas propostas finais das partes. Digamos que uma pede 100% de aumento e a outra insiste em conceder apenas 10%. O juiz só poderá escolher 100% ou 10%, ficando impedido de escolher qualquer valor intermediário.
d) Esse é um exemplo pouco realista e aqui usado, simplesmente, para acentuar que a restrição aludida constitui uma poderosíssima pressão para as partes negociarem à exaustão.
e) Ela eleva extraordinariamente, o risco para as partes. Se o juiz decidir pelos 100%, arrasa a empresa; se decidir pelos 10%, arrasa os trabalhadores. (José Pastore, com adaptações)
Exercício 2
a) Os trabalhadores com datas-bases em fevereiro, junho e outubro (Grupo 2) podem receber antecipação bimestral de 18%, e mais o INPC de setembro, 15,62%, o que corresponderia a um aumento total de 36,43% este mês.
b) O saque do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep), é permitido no caso de aposentadoria, invalidez, transferência para a reserva remunerada, inatividade ou falecimento.
c) Quem vai às compras, para atender necessidades básicas ou satisfazer desejos de consumo, não pode dispensar a pesquisa de preços.
d) Tanto os que têm como os que não têm cruzados retidos e vivem o aperto da estagflação, a recessão combinada com a inflação, estão compulsoriamente obrigados a prestar mais atenção nos atos do Executivo e do Legislativo, direito e dever da cidadania e salvaguarda do bolso.
e) Tributaristas já cansaram de dizer: é preciso estar atento e, mais do que isso, agir. (Jorge Zappia, com adaptações)
Exercício 3
a) Nem mesmo um Cecil B. DeMille com poderes divinos – e orçamento ilimitado – seria capaz de reunir um elenco tão monumental, complexo, diferenciado e demente quanto o elenco de europeus que “descobriu” e “conquistou” a América.
b) A lista de aventureiros sem escrúpulos, navegantes destemidos, soldados gananciosos, cartógrafos visionários, náufragos abandonados, militares sanguinários, padres sem fé e religiosos devotos, desertores conscientes e traidores contumazes, pilotos virtuosos e líderes com uma missão é virtualmente interminável.
c) Houve gente como o desmiolado Lope de Aguirre, que se finou na busca de uma miragem: o mito do El Dorado.
d) Francisco Pizarro foi o criador de porcos analfabeto que conquistou o Peru e matou o inca Atahualpa no garrote vil, depois de tê-lo feito pagar aquele que talvez tenha sido o maior resgate da história: uma sala repleta de ouro.
e) Menos lembrado é o italiano Pigafetta, o aventureiro e escritor que inventou que a Patagônia era habitada por gigantes, ou Cristóvão de Acuna, o padre que inventou que o Rio Amazonas era patrulhado por guerreiras amazonas, ou o inglês sir Walter Raleigh, que conquistou as Guianas. (E. Bueno, com adapt.)
Gabarito dos exercícios de pontuação
1. E, 2. B, 3. C