As paredes têm ouvidos – Meditação Bíblica

Leitura Bíblica: Habacuque 2.9-11

Se não for o Senhor o construtor da casa, será inútil trabalhar na construção (Salmo 127.1a).

Você certamente já ouviu a expressão “as paredes têm ouvidos”. Ela é uma figura de linguagem comumente usada quando desejamos pedir a alguém que tome cuidado ao falar sobre determinado assunto sigiloso. Quando criança, li em um gibi a história de um menino que entendia tudo de forma literal e, ao ouvir esta expressão, ficou imaginando uma grande orelha colada na parede de sua casa. É estranho, mas pensando bem, se elas pudessem mesmo ouvir saberiam muitas coisas sobre nós. E se ainda tivessem bocas, o que elas diriam?

No texto de hoje vemos Deus respondendo ao questionamento do profeta sobre uma possível punição aos babilônios que derrotariam os judeus, levando-os cativos. O Senhor afirma que as pedras da parede e as vigas acusariam os babilônios de terem construído suas casas com lucros desonestos. Eles obtinham suas riquezas por meio de despojos roubados na guerra. Os utensílios de prata e ouro que havia no templo de Jerusalém foram levados para a Babilônia, por exemplo. Assim, a própria construção da casa serviria de testemunha contra eles, falando de sua injustiça. Até hoje, muitas pessoas constroem suas casas por meio de lucros desonestos, sonegação de impostos ou outros meios escusos – na verdade, não somente as casas, mas vidas inteiras.

E nossas casas, o que teriam para contar? Seu testemunho apontaria nossa plena justiça e total honestidade, ou haveria também algum erro ou deslize? A realidade é que todos cometemos erros, e certamente ouviríamos relatos terríveis de nossas paredes. Mas, por meio da fé em Jesus, podemos ser perdoados e isentados de condenação por quem quer que seja (veja Rm 8.33-35). Basta crer que por meio de Cristo Deus nos perdoa de todo mal. Assim, nossas paredes não mais servirão de testemunhas contra nós, mas falarão de nossa transformação e grande alegria pelo perdão recebido.

Se sua casa falasse, o que teria a dizer sobre você?