→ Avivamento

Leitura Bíblica: Romanos 13.10-14
Aviva a tua obra Senhor, e … no decurso dos anos faze-a conhecida (Hb 3.2 ARA).

Uma pessoa amiga sentiu-se mal e foi levada ao pronto-socorro. Os médicos diagnosticaram que seu coração não estava batendo, mas vibrando. Parte do sangue circulava no coração criando a possibilidade de formar um coágulo e provocar uma isquemia cerebral.

Para reanimar o coração e fazê-lo voltar ao normal, os médicos usaram um desfibrilador, um aparelho que aplica um choque elétrico ao coração. A crise dessa pessoa e suas condições antes e depois do tratamento ajudaram-me a entender o pedido de Habacuque a Deus dizendo “aviva a tua obra, Senhor”.

O profeta entendeu que podemos “esfriar” o que é de Deus em nós. Podemos não render os frutos que Deus espera. Tal como uma brasa encoberta pelas cinzas, podemos tornar morno o calor de Deus em nós.

Podemos impedir que a vida de Deus circule em nós resultando em compromisso com o seu Reino, com a justiça, com o anúncio da salvação e com os préstimos aos necessitados.

Tal como o coração daquela pessoa, podemos também vibrar com o que ouvimos de Deus, mas sem produzir o esperado. Como no tratamento médico, é preciso um choque, uma sacudida dada por Deus, como se nos virasse de cabeça para baixo para que caia da mente, do coração e do bolso tudo o que impede a plena circulação do amor divino.

O desfibrilador de Deus é um tratamento traumático, mas resolve. Entretanto, quem não quiser passar por ele ou pelas crises que ele produz, pode dar ouvidos aos avisos da Palavra de Deus, principalmente este que diz: “Desperta, ó tu que dormes, levanta-te dentre os mortos e Cristo resplandecerá sobre ti” (Ef 5.14).

Saia da vibração e venha para a ação. Fuja dos movimentos vazios e comprometa-se com os desafios do corpo de Cristo. Deus não quer que você seja um coágulo no corpo, mas um membro que coopera para sua função e crescimento. Deus o abençoe.

O sopro de Deus aviva as brasas do seu amor em nós.

Muito obrigado por acompanhar esta leitura. No último artigo, tínhamos falado sobre conhecer a Deus. É muito importante que coloquemos a nossa confiança em Deus em todas as coisas porque é Dele que vêm todas as boas coisas. Mesmo que a vida seja de lutas, dificuldades imensas para colocar o pão na mesa, devemos descansar em Deus (e continuar nos esforçando) para que Ele faça o melhor. Confie em Deus, trabalhe e tudo dará certo!