Caro Demais!

Leitura: Gênesis 13.8-13

“…era como jardim do Senhor, como a terra do Egito” (Gn 13.10)

Ouvi no rádio entrevista com um representante do PROCON que me chamou a atenção. Perguntado sobre a forma mais arriscada de se comprar hoje em dia, quanto a financiamento, respondeu: “A forma mais arriscada não é nem com cartão de crédito nem a prestação, mas com os olhos.”

Quem decidiu assim foi Ló, sobrinho de Abraão. Havia conseguido prosperar na vida de forma impressionante. Nada mal para um órfão que teve de se ajeitar como pode. Acostumado à ideia de ter que vencer, desde que saiu do Egito, junto com Abraão, Ló se tornou rico, com rebanhos e tendas, os grandes negócios da época.

Todavia, surgiram as dificuldades na família. Havia grande briga entre os pastores de Ló e os de Abraão, por causa da terra que não comportava tanto rebanho. Então, Abraão decidiu se separar, e deixou que Ló escolhesse onde gostaria de habitar. Ló olhou o Vale do Jordão, todo irrigado, imenso, não pensou duas vezes. Comprou com os olhos!

Não se preocupou que tipo de sociedade morava naquele lugar, como eram as cidades, os costumes, ou que conceito teriam sobre Deus. Ló escolheu a terra onde ficavam as cidades de Sodoma e Gomorra, e mudou-se próximo a Sodoma. Que tragédia! Sua família, atraida pela cidade grande e moderna, sofreu. A esposa, morreu.

Comentando sobre Ló, o apóstolo Pedro diz que naquela cidade “Ló se afligia com o procedimento libertino dos que não tinham princípios morais” (2 Pe 2.7,8). Embora Deus tenha tido misericórdia de Ló, livrando-o da destruição de Sodoma, o preço pago por uma compra feita com os olhos, fora alto demais.

Cuidado com os olhos. São os grandes parceiros da ganância e do orgulho.