Confiar é obedecer

LEITURA: Isaías 26.3-9

“Confie no Senhor de todo o seu cora-cão…” Pv 3.5

Certo homem exibia suas habilidades como equilibrista. Estendeu um cabo de aço entre dois prédios e com uma bicicleta, sem pneus, atravessava de um lado para o outro levando objetos. O público, admirado, aplaudia com entusiasmo. De repente, o homem desceu e dirigiu-se a um dos presentes e perguntou-lhe:

— O senhor acredita que posso levá-lo em minha bicicleta de um lado para o outro?

— Sim. — Acredito.

Continuou o equilibrista – Então, vamos. Quero lhe dar uma experiência nova.


Mudando de fisionomia, o senhor respondeu: —Acreditar é uma coisa. Ser maluco de participar é outra.

Sabe realmente o que é confiar em Deus? Em que sua confiança em Deus se fortalece? Como demonstra essa confiança? Boa parte dos cristãos acha que confiar ou acreditar em Deus é a mesma coisa. Você pode acreditar em Deus sem confiar nele. Este é o maior perigo religioso!

Confiar em Deus implica aceitar sua Palavra como verdade absoluta, vivendo sob a direção dela. Para Deus, confiança e obediência são sinônimos. Confiar em Deus é não ser ansioso porque você sabe que Deus controla as situações. Ainda que elas pareçam sem solução. Para confiar em Deus você precisa conhecê-lo e obedecê-lo.

Se confia em Deus, precisa ter um estilo de vida coerente com o que Ele é e diz. Não deve aceitar o padrão moral mundano, porque a justiça de Deus estabeleceu o contrário. Deve ter consciência de que o pecado separa você da comunhão com Deus, por isso deve confessá-lo e abandoná-lo.

Se confia em Deus, fará o seguinte: “Entregue o seu caminho ao Senhor, confie nele e ele agirá” (SI 37.5).

Quem confia em Deus, desconfia de si mesmo!