Discernir

Leitura Bíblica: Mateus 24.1-14
“Porque virão muitos em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo, e enganarão a muitos.”

Quando vemos a multiplicação de grupos religiosos e de seitas de toda espécie, de misticismo, bruxaria, satanismo, começamos a entender o que o Senhor Jesus quis dizer com essa advertência.

Ponham à prova todas as coisas e fiquem com o que é satanismo, começamos até há algum tempo, quando víamos uma fotografia podíamos estar quase certos de ver a realidade, mas hoje, com a ajuda das modernas técnicas digitais, podemos alterar a imagem com a maior facilidade, e não se sabe mais o que é verdadeiro ou falso.

Mesmo quando olhamos para o que acontece diante de nossos olhos podemos ser enganados por meio de truques e ilusões de ótica. E no campo espiritual, a ilusão é ainda mais fácil quando vemos sinais e milagres sendo feitos diante de nós.

Por isso precisamos obter de Deus o discernimento da origem das coisas, porque surgem falsos profetas e falsos cristos operando grandes sinais e prodígios, para enganar, se possível, os próprios eleitos (Mt 24, cont.).

Sinais e prodígios, maravilhas e milagres nem sempre são de origem divina. Podem vir de falsos cristos e falsos profetas, enganando até os que depositam sua fé em Jesus, mas aceitam tudo que é sobrenatural como vindo de Deus.

É preciso analisar tudo e ficar com o que é bom. É necessário discernir a origem – se os sinais são de Deus ou de alguma fonte enganosa. O próprio Satanás pode apresentar-se como anjo de luz para enganar as pessoas. Falsos profetas realizam sinais de mentira para enganar e para fazer adeptos, e muitos são enganados.

Por isso é bom seguir a orientação de Jesus: “Estudem cuidadosamente as Escrituras” [ou seja: a Bíblia] … “são as Escrituras que testemunham a meu respeito.”. É ali que podemos verificar o que é de Deus e o que não é bom (Is 5.21).

Não compre gato por lebre. Conheça a origem de cada coisa.